A Cúpula Social do Mercosul reuniu cerca de 300 pessoas da sociedade civil e autoridades para debater temas sociais por dois dias. Ao fim das discussões, relatórios com propostas e demandas foram entregues aos chefes de Estado que terão um encontro de cúpula, no mesmo espaço, na quinta-feira.
No primeiro dia de debates, a Agência Brasil conversou com representantes de movimentos sociais. Eles expressaram que a integração entre os povos sul-americanos deve ser uma das prioridades da sociedade civil. Paula Goes, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), defendeu que a sociedade tenha voz na implementação de políticas e acordos, como o que está sendo costurado entre o Mercosul e a União Europeia.
Paula defende mais integração entre movimentos dos países do continente. Ela acredita que a realidade é muito parecida entre os países, apesar das barreiras, como o idioma e culturais. Ela ressalta que há muito mais fatores que nos aproximam do que nos separam.
Aline Costa, representante da Coalizão Negra Por Direitos, vê na trajetória histórica dos países sul-americanos uma das razões para a articulação entre movimentos sociais internacionais. Ela acredita que a união de interesses dá forças às demandas sociais e considera que a integração entre os povos é uma das premissas do Mercosul.
Judite Santos, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), ressalta que a Cúpula Social tem uma característica de unir movimentos com diversos interesses. Ela destaca que é um momento muito importante de participação, pois reúne diversos movimentos sociais que vêm pautar as suas demandas no diálogo com o governo para construir uma integração que venha da
Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…
No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…
A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
This website uses cookies.