O Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém, assumiu o desafio de transformar a capital paraense na sede da 30ª sessão da Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) em 2025. Durante uma visita a Belém nesta quarta-feira (24), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, assegurou que a COP30 será realizada com “absoluta qualidade” na cidade.
“O evento vai acontecer no Brasil, em Belém, com a absoluta qualidade. Não restam dúvidas que nós teremos equipamentos de qualidade funcionando, com serviços de qualidade, para oferecer a todos que vierem do mundo inteiro. Tenho certeza que nós vamos superar outras COPs já realizadas”, afirmou Rui Costa.
O ministro destacou que a escolha de Belém para sediar a COP30 é simbólica e estratégica, dada a importância da Amazônia nas discussões ambientais globais. Para garantir a realização bem-sucedida do evento, uma secretaria especial foi criada para coordenar os esforços entre os governos federal, estadual e municipal.
A COP30 está prevista para atrair mais de 60 mil pessoas, incluindo delegações, empresários, investidores, pesquisadores, ONGs e ativistas, de 10 a 21 de novembro de 2025. O evento reunirá representantes de todos os 193 países da ONU e cinco territórios. O investimento do governo brasileiro para a COP30, por meio da Itaipu, BNDES e Novo PAC, é de aproximadamente R$ 3,7 bilhões.
Investimentos em infraestrutura viária, mobilidade urbana, abastecimento de água, saneamento e adequação dos portos são algumas das intervenções planejadas. O Novo PAC destinará R$ 274 milhões para obras de esgotamento sanitário, melhorias no entorno do Complexo Ver-o-Peso, dragagem do canal Porto de Belém e construção de uma estação de tratamento de esgoto.
Para atender à alta demanda de hospedagem, o governo está buscando parcerias para ampliar a quantidade de leitos em Belém. A estratégia inclui a utilização de navios para oferecer aproximadamente 5 mil leitos adicionais. Prédios federais, como a antiga sede da Receita Federal, serão transformados em hotéis.
A COP30 começará com a reunião dos líderes mundiais, seguida por audiências e reuniões de representantes e segmentos envolvidos na questão climática. Inicialmente, espera-se a chegada de cerca de 11 mil pessoas, incluindo as comitivas dos chefes de Estado.
Para garantir a segurança do evento, as equipes federais, estaduais e municipais trabalharão de forma integrada, replicando o modelo utilizado em grandes eventos internacionais anteriores, como a Copa do Mundo.
Após uma reunião com o governador do Estado, Helder Barbalho, e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a comitiva do Governo Federal visitou os canteiros de obra no Parque da Cidade e no Mercado São Brás, avaliando o progresso das preparações para a COP30.
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.