A 4ª Conferência Estadual de Cultura do Pará: Um Encontro de Democracia, Sustentabilidade e Direito à Cultura na Amazônia

A partir desta terça-feira (28), a cidade de Belém, no Pará, se torna o palco de um importante evento cultural. A 4ª Conferência Estadual de Cultura do Pará reúne representantes de diversos municípios paraenses para debater a política cultural do estado. O evento, que ocorrerá até a próxima quinta-feira (30), é uma iniciativa do Conselho Estadual de Cultura (CEC/PA) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Tema e Objetivo

Este ano, a conferência tem como tema “Democracia, Sustentabilidade e Direito à Cultura na Amazônia”. O objetivo principal é a construção do Plano Estadual de Cultura. A conferência espera receber mais de 300 delegados e delegadas, eleitos pelos conselhos Municipais de Cultura.

Participação e Transmissão

Os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal da Secult no YouTube. O público em geral poderá participar como observador. As inscrições são limitadas à capacidade do auditório e devem ser feitas pelo link disponível no site da Secult.

Programação

A programação da conferência é diversificada e inclui palestras, plenárias e apresentações culturais. No primeiro dia, haverá credenciamento e abertura com representantes da sociedade civil no CEC/PA e representantes institucionais. Além disso, haverá apresentação do Conselho Estadual de Cultura e a palestra magna da professora Zélia Amador de Deus.

Ao longo dos três dias, as apresentações culturais incluem o Boi de Máscara Faceiro, de São Caetano de Odivelas, Bloco Afro Axé Dudu, Marta Mariana e banda Acena, Vozes de Mayri com Mulherio das Letras Indígenas, Cabanos Capoeira e Aziel Neves, e Ponto de Cultura Orquestra Jovem da Amazônia com Gigi Furtado, além do espetáculo Anauê Assanduá “Por uma Amazônia que continua viva”.

Eixos de Discussão

Na quarta-feira (29), haverá a sistematização dos Painéis e Grupos Temáticos, com seis eixos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional e Estadual de Cultura (Eixo 1); Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5), e Direito às Artes e às Linguagens Digitais (6).

Conclusão

A 4ª Conferência Estadual de Cultura do Pará é, sem dúvida, um marco importante para a cultura do estado. É um espaço de escuta e construção coletiva para canalizar as demandas da sociedade e para que as ações reflitam essas demandas. É um lugar de representatividade e um instrumento fundamental para que possamos estabelecer uma política democrática e contínua de Cultura, com ações e metas refletidas no Plano Estadual.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

7 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

7 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

8 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

8 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

9 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

20 horas ago

This website uses cookies.