A 27ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi lançada nesta quarta-feira (10). O evento, que acontecerá de 17 a 25 de agosto no Hangar Centro de Convenções, em Belém, oferece entrada gratuita das 9h às 21h. Este ano, os homenageados são a mestra de cultura popular, Iracema Oliveira, e o escritor Juraci Siqueira. A feira é organizada pelo governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Ambos expressaram gratidão pela homenagem. Iracema, emocionada, afirmou: “Dediquei minha vida à cultura popular, e ser homenageada pela Feira do Livro é um marco importante. Estou muito feliz”. Juraci resumiu sua emoção em duas palavras: alegria e emoção. Ele destacou a honra de ser reconhecido pelo seu trabalho e estendeu a homenagem a outros escritores paraenses.
A feira deste ano abrirá no dia 17 de agosto com uma nova voz, destacando as Vozes do Clima: A COP na Amazônia. A programação continuará com temas como Poética e Imaginário (18), Diversidade e Inclusão (19), Democracia e Liberdade (20), Ancestralidade (21), Tecnologia (22), Juventude (23), Escritor Paraense (24) e Memória e Patrimônio (25).
Dividida em três espaços – Arena Multivozes, Arena das Artes e Arena Amazônia – a programação incluirá atividades culturais e artísticas. A Arena Multivozes contará com 32 rodas de conversa, 12 saraus e 7 papos-cabeça, além de exibições de programas da TV Cultura ao vivo. A Arena das Artes, dedicada às crianças, celebrará a infância com teatros, histórias e apresentações lúdicas.
A Arena Amazônia, um dos espaços mais esperados, apresentará shows diários às 20h no estacionamento do Hangar, com atrações como Amazônia Jazz Band, Arraial do Pavulagem, Frutos do Pará, Dona Onete, e tributos a artistas locais.
O evento ocupará uma área de 24 mil metros quadrados, com 230 estandes de livros, 138 empresas, incluindo 50 editoras, 37 livrarias e 59 distribuidores de livros, 60 dos quais são do Pará. A praça de alimentação terá nove estandes.
A feira deve gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante a montagem e realização, com uma previsão de venda de 780 mil exemplares de livros, movimentando aproximadamente R$18 milhões. A expectativa é de receber cerca de 400 mil visitantes, consolidando a feira como a maior festa literária do Norte do Brasil.
A feira também valorizará escritores, artistas, ilustradores e artesãos locais com espaços dedicados: Ponto do Autor, Beco do Artista e Feira Criativa. Haverá sessões de autógrafos, vendas de obras por 18 artistas visuais, ilustradores e quadrinistas, e 18 empreendedores da Economia Criativa.
Durante a feira, a Secult lançará duas obras dos homenageados. Juraci Siqueira será celebrado com um box intitulado “Juraci, o canoeiro das letras”, composto por três livros: “O menino que ouvia estrelas e se sonhava canoeiro”, “Histórias do Tio Totó” e “Itaí, a carinha pintada”. Iracema Oliveira será homenageada com o livro “Iracema voa: a mulher que traz a arte na alma”, escrito por Ester Sá e ilustrado por Lívia Guimarães.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.