Geral

1º Fórum de Boas Práticas da Sesma valoriza inovações na Saúde

Com o objetivo de valorizar e reconhecer as iniciativas que fazem a diferença na saúde pública da capital, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realizou o 1º Fórum de Boas Práticas em Saúde. O evento premiou projetos inovadores desenvolvidos por servidores da rede municipal, promovendo o compartilhamento de experiências bem-sucedidas e incentivando a replicação de estratégias eficazes.

“Vocês estão aqui porque a mudança na saúde de Belém passa pela participação de todos. E sem a colaboração de cada um de vocês, não conseguiremos avançar. O SUS deve ser fortalecido por meio de melhorias que envolvem inovação, criatividade e a contribuição de muitas pessoas. É isso que buscamos: colocar em prática o que é necessário para transformar a saúde da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, ao abrir o evento.

Durante o discurso, Nina quebrou o protocolo e se aproximou dos servidores para falar diretamente com eles. “Este fórum é de vocês. São aqui que surgem as melhores ideias, e é nossa missão torná-las padrões para todos. Vamos adaptá-las, aprimorá-las e, enquanto isso, continuar a melhorar tudo o que for necessário. Quando precisamos de uma ideia, de uma estratégia ou de criatividade, foram vocês que criaram. Muitas dessas soluções foram implantadas sem o reconhecimento que mereciam. Este é o momento de dar a elas o devido valor”.

O evento contou com a participação de cerca de 300 profissionais, que acompanharam mesas de debates sobre temas essenciais, como epidemiologia, vigilância em saúde, atenção primária, ensino, pesquisa e extensão. Ao todo, 16 projetos foram inscritos no fórum, dos quais cinco foram premiados pelas contribuições significativas à gestão e ao atendimento em saúde.

Premiação das melhores iniciativas em Saúde

Entre os destaques, o primeiro lugar geral ficou com o projeto ECOS – Espaço de Convivência do Servidor, idealizado pela psicóloga Silvia Blanco, coordenadora da RT Saúde Mental da Sesma. A iniciativa busca promover o bem-estar dos servidores, oferecendo suporte emocional e criando um ambiente de trabalho mais acolhedor e humanizado. “O ECOS foi pensado para proporcionar um espaço de integração e cuidado, reconhecendo que nossos profissionais também precisam de atenção para continuar oferecendo um serviço de qualidade à população”, ressaltou Silvia.

Outro projeto premiado foi o COAPES – Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde, coordenado por José Galvão, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Sesma. O COAPES regula estágios e atividades de pesquisa no SUS, garantindo contrapartidas das instituições de ensino e proporcionando bolsas de estudo para servidores. “Esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo e reforça a importância da formação em serviço para transformar a saúde pública com equidade e qualidade”, afirmou Galvão.

Inovação e valorização dos servidores

O diretor de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde da Sesma, Victor Maués, junto com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Sesma, idealizadores e organizadores do fórum, ressaltou a importância de incentivar o desenvolvimento contínuo de habilidades e o aprimoramento do conhecimento entre os profissionais da saúde. “A saúde pública precisa de inovação constante e respostas efetivas para os desafios que enfrentamos. E essas soluções surgem de cada servidor que, com dedicação e comprometimento, busca sempre melhorar o atendimento à população”, destacou Maués.

Já a secretária executiva da Sesma e idealizadora do fórum, Bárbara Freire, destacou que o evento representa um marco para o reconhecimento e valorização dos servidores da saúde, além de promover a multiplicação das boas práticas. “Em nossa equipe, há servidores inovadores, lideranças que inspiram e estratégias que realmente trazem resultados. O nosso papel agora é reconhecer essas iniciativas e garantir que elas sejam aplicadas de forma ampla, para fortalecer o SUS e transformar a saúde pública em Belém”, afirmou Freire.

Expectativas para o futuro

O 1º Fórum de Boas Práticas em Saúde segue até o final da tarde desta sexta-feira (4), promovendo discussões e reflexões sobre o aprimoramento da saúde pública municipal. A expectativa é que a iniciativa se torne parte do calendário oficial da Sesma, estimulando continuamente a inovação e a excelência no serviço prestado à população.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

24 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

24 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

1 dia ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

1 dia ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

1 dia ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

2 dias ago

This website uses cookies.