Vídeo aborda desafios para o pré-natal indígena no Brasil

O periódico Cadernos de Saúde Pública (CSP) lançou, na quinta-feira (23/9), um vídeo sobre os desafios para o aprimoramento da atenção pré-natal de mulheres indígenas aldeadas no Brasil. A obra traduz, em forma de animação, os principais resultados do artigo científico Avaliação da atenção pré-natal ofertada às mulheres indígenas no Brasil: achados do Primeiro Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas.

Com base nessa pesquisa, o vídeo aponta os principais gargalos que limitam o cuidado às gestantes indígenas e sugere caminhos para ampliar e qualificar a atenção pré-natal para essa população. O filme tem seis minutos e também conta com entrevistas da autora do artigo e pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Luiza Garnelo, e da liderança indígena Braulina Baniwa.

Lançamento no Canal Saúde e distribuição livre

O vídeo O cuidado à saúde das gestantes indígenas no Brasil estreou no Canal Saúde essa semana e será exibido no espaço Interprogramas ao longo dos próximos meses. Ele também pode ser acessado online no canal do YouTube da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e baixado para livre circulação nas redes sociais. Os canais interessados em exibir o filme em alta qualidade devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Processo de criação e divulgação científica

O cuidado à saúde das gestantes indígenas no Brasil é um dos frutos do projeto Oficinas de Divulgação Científica, realizado por CSP com financiamento de Edital da Fiocruz para Projetos de Divulgação Científica – 2019. A oficina reuniu pesquisadores e profissionais da saúde indígena, jornalistas e a equipe da revista para, coletivamente, desenharem propostas de divulgação do conhecimento contido no suplemento Saúde de crianças e adolescentes indígenas na América Latina, lançado por CSP em 2019.

“A revista vem estimulando a comunidade científica a falar para além dos seus pares. E esse é um desafio enorme que demanda múltiplos saberes. A oficina possibilitou essa troca de experiências e todos foram provocados a pensar concretamente no que poderia ser feito com o artigo escolhido, para qual público-alvo, em qual plataforma, com quais parceiros contar… Ficamos muito felizes com o vídeo e com o processo compartilhado que permitiu sua criação”, conta a co-editora-chefe de CSP, Marilia Sá Carvalho.

Ficha Técnica 
O cuidado à saúde das gestantes indígenas no Brasil
Realização: Cadernos de Saúde Pública (CSP)
Editoras CSP: Marilia Sá Carvalho, Claudia Medina Coeli e Luciana Dias de Lima
Jornalista científico CSP: Vinicius Mansur
Autores do artigo “Avaliação da atenção pré-natal ofertada às mulheres indígenas no Brasil: achados do Primeiro Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas”:
Luiza Garnelo, Bernardo L. Horta, Ana Lúcia Escobar, Ricardo Ventura Santos, Andrey Moreira Cardoso, James R. Welch, Felipe Guimarães Tavares, Carlos E. A. Coimbra Jr.
Organização do suplemento “Saúde de crianças e adolescentes indígenas na América Latina”: Aline Alves Ferreira e Felipe Guimarães Tavares
Direção, produção e roteiro: Gabriela Moncau
Animação: Cuíca Filmes
Apoio: Edital Fiocruz para Projetos de Divulgação Científica