Vendas de smartphones 5G superam as de modelo 4G pela primeira vez na história

O mercado de smartphones tem atingido níveis impressionantes em todo o planeta, e em países como o Brasil, uma boa parcela da população possui ao menos um desses aparelhos. Recentemente, a venda de smartphones com a tecnologia 5G conseguiu ultrapassar pela primeira vez na história o número de modelos com no máximo 4G suportado. Os dados que comprovam tal feito estão relacionados a janeiro de 2022 e contabilizam todo o mercado mundial, sendo coletados pela Counterpoint Research. Segundo a pesquisa, os aparelhos compatíveis com a rede de quinta geração representam 51% do mercado de celulares.

            A China está a frente

As principais regiões responsáveis por essa mudança são a China, Oeste da Europa e América do Norte, sendo que no país asiático ocorreu um enorme investimento em modelos e infraestrutura, com isso, 84% dos aparelhos celulares comercializados no começo de 2022 já eram compatíveis com o 5G.

De acordo com o relatório, com a entrada da Apple no nicho com sua linha iPhone 12, que foi lançada em outubro de 2020, a diferença entre aparelhos que suportam 4G ou 5G foi reduzindo mês a mês. Além disso, outro ponto que contribuiu para a ascensão dos modelos compatíveis com a rede de quinta geração foi o lançamento de aparelhos mais acessíveis em preço, assim como uma diversidade maior de fabricantes que passaram a desenvolver smartphones com essa tecnologia. Dessa forma, as pessoas que possuíam um dispositivo há vários anos e quiseram realizar uma troca, optaram por um modelo com o 5G.

            Brasil ainda dá primeiros passos

No Brasil, o 5G ainda está em suas fases iniciais de implementação, mas a expectativa é de que a tecnologia impulsione diversos setores no país. Como a rede de quinta geração possui velocidades de transmissão de dados muito superiores ao 4G, espera-se que o uploads e downloads ocorram praticamente em tempo real. Com isso, será possível ampliar serviços que utilizam inteligência artificial, crescimento na utilização de veículos autônomos, adoção de diversos conceitos da indústria 4.0, robotização, dentre outros.

Puxando para o lado do entretenimento, se tornará muito mais fácil para que as pessoas tenham uma internet estável e veloz em diversos cantos do país, principalmente se levarmos em consideração que o Brasil possui proporções continentais e várias regiões do nosso território são isoladas e possuem uma internet de baixa qualidade. Dessa forma, com a implementação da rede de quinta geração no país, o acesso a serviços de streaming, e-commerce e jogos online deve se tornar mais democratico. E até mesmo as casas de apostas online devem experimentar um aumento de acessos, sendo que boa parte dessas plataformas são otimizadas para smartphones. Com isso, os usuários podem realizar seus palpites nos eventos esportivos da sua escolha de onde quiserem, tendo acesso a diversas promoções, que se bem utilizadas, maximizam as chances de sucesso dos seus pitacos.

            Ministro ressalta grande quantidade de celulares no país

            Recentemente, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, acabou chamando a atenção do público ao apontar que “há mais iPhones no Brasil do que população”. De acordo com o ministro, a crise sanitária e até mesmo a guerra na Ucrânia foram alguns dos fatores responsáveis por acelerar o avanço tecnológico no país. “A pandemia nos jogou aceleradamente para um futuro que nós já estávamos vivendo. O nosso presidente já era um presidente digital. Já somos o quarto maior mercado digital do mundo. Tem mais iPhones no Brasil do que população. Os brasileiros têm um, dois iPhones, às vezes”, disse Paulo Guedes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2021, os dados apresentados pelo ministro não são tão precisos, já que a pesquisa demonstra que a população do país é de 212,6 milhões de pessoas e existem 242 milhões de smartphones.  Sendo que, as pessoas que possuem o aparelho da Apple são uma minoria, já que a marca ocupa apenas 9,36% do mercado nacional, enquanto a Samsung é a líder, com 40,54%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui