No cenário contemporâneo, em que a segurança pública é um desafio constante para as sociedades, o Estado do Pará vem se destacando pelo pioneirismo e inovação na abordagem do combate à criminalidade. As Usinas da Paz, um projeto ambicioso e abrangente, têm sido uma peça central nesse esforço, trazendo resultados tangíveis para a sociedade e para a redução dos índices de criminalidade.
Atualmente, já estão em funcionamento 9 dessas Usinas da Paz, sendo 7 na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Benguí, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua, Marituba) e duas na região sudeste do Estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás). Além dessas, outras 17 estão em construção, com o objetivo audacioso de alcançar um total de 40 novos complexos multifuncionais até o final da atual gestão estadual.
O modelo adotado pelo Governo do Estado, através das Usinas da Paz, vai além do tradicional enfoque na repressão criminal. Ele integra uma variedade de ações e serviços que abrangem áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Mais de 70 serviços intersetoriais são disponibilizados, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.
Cada Usina da Paz tem um projeto arquitetônico padrão e oferece uma gama diversificada de serviços gratuitos para a comunidade. Desde atendimento médico e odontológico até emissão de documentos, capacitação profissional, instalações esportivas e culturais, todas essas ações visam criar um ambiente mais seguro e propício para o desenvolvimento humano.
Redução da violência – Segundo dados divulgados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), dados referentes ao comparativo dos anos de 2022 e 2023, no período de 01 de janeiro até 16 de agosto, os bairros e municípios como Jurunas/Condor, Marituba, Parauapebas e Canaã dos Carajás apresentaram em média a redução de 39,13% nos casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), preservando 36 vidas em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto que os bairros, a exemplo da Terra Firme e Cabanagem, os dados apresentaram estabilidade.
Em relação ao crimes de roubo, o relatório da Siac aponta uma média de redução de 60,4%, nos bairros da Região Metropolitana de Belém, como Bengui, Guamá, Jurunas/Condor, Terra Firme, Cabanagem, Icuí-Guajará, Marituba e os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás tiveram uma média de redução de 60,4% nos crimes de roubo, neste comparativo do período de 01 de janeiro a 16 de agosto dos anos de 2022 e 2023. Foram menos de 5.218 casos de roubo.
A autônoma Marlhynne Medeiros, de 27 anos, é moradora do bairro da Cabanagem, em
Ações transversais – O programa TerPaz trabalha na articulação de diferentes esferas do poder público, organizações da sociedade civil e comunidades locais para promover o desenvolvimento sustentável e a pacificação. Os resultados são claros e expressivos. De acordo com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão responsável por coordenar o projeto, desde 2019, as Usinas da Paz em funcionamento já realizaram mais de 1,7 milhão de beneficiamentos.
“Nós mais uma vez confirmamos que nos bairros da Região Metropolitana de Belém e nos municípios que as Usinas da Paz foram implantadas, desde o início com o choque operacional da polícia e posteriormente com os serviços oferecidos à população, a redução de todos os crimes foram impactantes. Em especial aos crimes de roubo, com redução significativa após a implantação desse projeto, o que nos leva a certeza de que o projeto é sucesso e que, claro, já está sendo espalhado em todo o Estado para que a gente possa atingir a maior parte da população e transformar a vida das pessoas”, informou Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
Nesse contexto, Igor Normando, secretário de Cidadania, reafirma o compromisso das Usinas da Paz e do programa TerPaz na transformação social e na redução da violência nos locais onde operam. “A abordagem integrada, que envolve serviços essenciais e promove a participação ativa da comunidade, se mostra como um caminho promissor para criar ambientes mais seguros e oportunidades para todos. A oferta de atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica e emissão de documentos não apenas resolve problemas imediatos, mas também promove uma sensação de segurança e pertencimento entre os cidadãos. A presença de serviços de capacitação técnica e profissional não só amplia as perspectivas de empregabilidade, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico local”, ponderou Igor.
O Pará, através das Usinas da Paz e do programa Territórios pela Paz (TerPaz), está construindo uma narrativa de sucesso na busca pela redução da criminalidade e pela promoção do bem-estar das comunidades. Com a continuação desse trabalho inovador e colaborativo, é possível esperar que essa trajetória positiva seja estendida a outras regiões e inspire a adoção de abordagens similares em todo o país.
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.