Usina da Paz da Cabanagem já realizou mais de 15 mil atendimentos em menos de um mês

As ações para o desenvolvimento social no bairro da Cabanagem, em Belém e região metropolitana, foram um dos principais destaques apontados pela comitiva formada por integrantes do executivo e do judiciário paraense que vistoriaram hoje (08), junto com a primeira-dama do Estado, a Usina da Paz construída no bairro.

A primeira-dama, Daniela Barbalho, durante a visitaFoto: Marcelo Seabra / Ag. ParáPara Daniela Barbalho, as ações executadas dentro da Usina são fundamentais para a transformação social no território da Cabanagem. “São projetos que empoderam a comunidade, qualificam, oportunizam, ofertam serviços e programas e aproximam o Estado daquelas pessoas que mais precisam destes serviços diários. Todos já têm a Usina como referência para ações de emissão de documentos, de cidadania, atendimento psicológico, jurídico e de saúde”, comentou.

A estrutura do programa Territórios pela Paz já realizou cerca de 15 mil atendimentos desde que foi inaugurada, no dia 12 de janeiro. Além de aulas de dança, natação, as inscrições para vôlei. “É um espaço de inclusão para toda a família, fazendo com que elas possam não só encontrar ações de lazer, mas também de prestação de serviços e de empoderamento para fortalecimento dos vínculos sociais para geração de renda e qualificação profissional.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáO TerPaz consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social que secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta desenvolvem. A comitiva acompanhou as instalações internas da Usina onde são realizados cursos, oficinas e ações de cidadania e saúde. As iniciativas de atendimento para a população local são pontos fundamentais para o crescimento social, de acordo com o desembargador Leonardo Tavares. “Eu parabenizo a Daniela e ao governo do Estado, realmente é um projeto fabuloso. A gente vê a interação da comunidade local e do entorno. há pouco pude conversar com alunos do curso de gastronomia e todos felizes. Neste curso tinham pessoas de 21 anos, 24 anos, 70 anos e todos estavam felizes e é isso que o Pará e o Brasil precisam: oportunidade e solidariedade. Nós estamos vendo isso aqui”.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáEntre as ações voltadas para a melhoria do bem-estar e da saúde dos moradores do bairro, uma das principais que vem sendo realizada dentro da Usina é a vacinação contra Covid-19. Em pouco tempo, de forma organizada e sem aglomeração, os atendimentos são realizados em salas climatizadas. O autônomo Bruno Luz foi imunizado em pouco tempo e contou estar feliz com o atendimento prestado no espaço. “Eu vim, cheguei aqui e me vacinei. É maravilhoso o espaço, isso aqui é uma estrutura muito boa para população”, destacou.

A Gerente Geral da Unisa Cabanagem, Ivanilda Vieira, explica que o elevado quantitativo de atendimento se deve, principalmente, pelo fato da comunidade ser bem acolhida dentro do espaço. “Aqui na Usina da Paz da Cabanagem, nós temos uma boa abrangência. As pessoas que estão usando os serviços são da comunidade. Nós vemos moradores se inscrevendo nas ações de saúde e esporte. O movimento é bem intenso e a população vem aproveitando bem os serviços. Nós já fizemos mais de 15 mil atendimentos, principalmente na área dos esportes, saúde, cursos… fora as outras pessoas que procuram a academia ao ar livre, testagem de Covid’, avaliou Ivanilda.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáCapacitação

Nas vésperas de completar o primeiro mês de criação, a Usina da Paz da Cabanagem realiza atualmente 9 cursos e oficinas. Os eventos já encerraram a primeira leva de inscrições. A expectativa é que novos cursos sejam ofertados à comunidade.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáO morador Rodrigo Souza é cozinheiro e trabalha vendendo bolos. O cozinheiro participa do curso de decoração de bolo e descreve como se sente grato pela oportunidade: “Cada um dos alunos vem aprendendo mais e mais. Conhecimento nunca é demais, quando a gente vem para aula, aprendemos cada vez mais e isso é uma coisa maravilhosa”.

Atividades da Usina da Paz Cabanagem: 

• Formação e liderança para juventude – Terça e Sexta (8h às 11h) e Quarta e Sexta (13h30 às 17h)
10/02/2022 (Quinta-feira):

• Mover bem estar – Terça e Sexta – Horário: 8h às 9h / 9h às 10h / 10h às 11h / 11h às 12h

• Geração Digital – Segunda e Quinta – Horário: 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Cursos em andamento: 
• Informática (02 turmas) – Terça e Quinta – 8h às 12h (25/01 até 24/02) / Quarta e Sexta – 8h às 12h (26/01 até 25/02)

• Impressão em 3D (2 turmas) – Terça e Quinta – 14h às 18h (25/01 até 24/02) / Quarta e Sexta – 14h às 18h (26/01 até 25/02)

• Robótica (02 turmas) – Terça e Quinta – 8h às 12h (25/01 até 24/02) / Quarta e Sexta – 8h às 12h (26/01 até 25/02)

• Cenas de Paz – Sábados: 05,12,19 e 26 – 8h às 18h

• Culinária Ligth e Diet – 26/01 até 11/02 – 18h às 22h

• Bolos Decorados – 19/01 até 11/02 – 13h às 17h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui