Educação

Universidades Federais se destacam nos melhores cursos avaliados

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (2) os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que avaliou 1.998 instituições de educação superior, tanto públicas quanto privadas. De acordo com o levantamento, 27,7% das instituições (554) obtiveram o melhor desempenho, alcançando as faixas 4 e 5 do indicador. Outras 60,3% receberam nota 3; 11,7% (234) ficaram na faixa 2 e 0,3% (6) na faixa 1, com o conceito mais baixo.

Entre as instituições públicas federais, 94 das 111 avaliadas receberam IGC 4 ou 5, e nenhuma ficou nas faixas 1 e 2 do indicador. O número de instituições comunitárias com IGC 4 e 5 aumentou de 31 para 39 entre 2018 e 2022. Já as instituições privadas com fins lucrativos, que representam 53% (1.503) das avaliadas, aumentaram de 183 para 215 instituições com IGC igual a 4 ou 5 no mesmo período.

O IGC corresponde à média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente aos cursos de graduação, e dos conceitos Capes dos cursos e programas de pós-graduação stricto sensu, ponderados pelo número de matrículas de cada curso.

Mestrado e Doutorado

De acordo com o Inep, nenhuma instituição que oferece cursos de mestrado ou doutorado recebeu conceito na faixa 1 do indicador. As instituições com mais programas dessa natureza se destacam nas faixas superiores (4 e 5). “Isso sugere que a pós-graduação contribui para uma maturidade institucional relevante, refletindo-se na graduação”, afirma o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira.

Outros Indicadores

Além do IGC, o Inep divulgou os resultados de outros dois indicadores de qualidade da educação superior relativos a 2022. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) combina aspectos como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Dos 8.934 cursos de graduação com CPC calculado, 35,9% (3.208) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador; 54,4% (4.861) obtiveram notas médias (3); 9,5% (848) ficaram na faixa 2 e 0,2% (17) na faixa 1.

O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) busca medir o valor agregado pelo curso, considerando os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ao final da graduação e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quando ingressantes na educação superior. O resultado mostrou que as instituições públicas federais e estaduais, bem como as comunitárias, têm mais de 30% dos cursos nas faixas superiores do IDD (4 e 5). Foram analisados 7.569 cursos.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

2 dias ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

2 dias ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

2 dias ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

2 dias ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

2 dias ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

2 dias ago

This website uses cookies.