Educação

Unicef e UIT usam satélites e algoritmos para levar internet a escolas remotas no Brasil

Iniciativa Giga pretende melhorar sistema de informação e infraestrutura no país; primeira fase do projeto contribuirá com geolocalização das escolas para otimizar conectividade; processo envolve imagens de satélite e algoritmos treinados para identificar unidades de ensino em áreas remotas.

Um projeto global que usa imagens de satélite e algoritmos de visão computacional para identificar e geolocalizar escolas sem acesso à internet está sendo implementado no Brasil. A iniciativa, chamada Giga, é uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e a União Internacional de Telecomunicações, UIT.

O objetivo é apoiar o governo brasileiro a cumprir a meta de conectar todas as escolas do país até 2026. Segundo o censo escolar de 2022, cerca de 21,8 mil unidades de ensino ainda não têm internet. A falta de conectividade prejudica o aprendizado dos estudantes, especialmente em áreas remotas.

O especialista em Conectividade e Educação do Unicef no Brasil, Jardiel Nogueira, explica que o projeto Giga vai ajudar a melhorar o planejamento das políticas de infraestrutura, seja de fibra, de torre, de rádio, de bases, de celular ou de satélite.

“Um dos principais resultados, uma das principais vantagens que a gente enxerga nesse projeto é a gente ter melhores condições de planejamento de expansão de infraestrutura, seja de fibra, de torre, de rádio, de bases, de celular, de satélite”.

Para isso, o projeto usa um modelo algorítmico que analisa imagens de satélite para reconhecer o que seria um padrão de escola em um determinado país e assim determinar a localização exata das escolas. Nogueira afirma que muitas vezes as bases oficiais dos governos têm informações imprecisas de latitude e longitude.

Segundo o coordenador do projeto, no Brasil muitas escolas têm informações imprecisas ou desatualizadas sobre sua localização, o que dificulta o planejamento de infraestrutura e a contratação de serviços de internet. Ele explica que o Giga já fez esse trabalho de geolocalização em outros países, e agora vai adaptar o algoritmo para reconhecer os diferentes perfis de escolas na região amazônica, na região Norte, Nordeste, entre outras.

Nogueira afirma que a conectividade tem impactos muito positivos nas comunidades e no aprendizado, gerando maior acesso ao mundo exterior. Ele cita exemplos de projetos com comunidades quilombolas e indígenas, que conseguem potencializar suas intenções pedagógicas com a internet. Ele diz que em uma segunda fase do projeto, a Giga vai testar uma série de ferramentas no Brasil, para ajudar diretores e secretarias de educação a fazer uma melhor gestão e coordenação das políticas de conectividade que estão disponíveis.

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