A TOMRA está explorando o potencial da digitalização com uma oferta em constante expansão de serviços digitais para ajudar as operações de mineração a melhorar sua eficiência e lucratividade – mais recentemente com a introdução da nova ferramenta de realidade aumentada para assistência remota, TOMRA Visual Assist.

Em um mercado desafiador, as empresas de mineração sob pressão crescente para melhorar o desempenho ambiental, a eficiência e a segurança de suas operações estão se voltando para a digitalização e análises avançadas. Os dados capturados em suas minas fornecem informações valiosas, permitindo-lhes tomar decisões estratégicas baseadas em fatos, melhorar seus processos, reduzir o tempo de inatividade, diminuir sua pegada ambiental e aumentar a segurança. A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada estão se mostrando úteis no treinamento e na solução de problemas na planta.

O setor de mineração está nos estágios iniciais da digitalização, mas a crise da Covid-19 acelerou drasticamente o processo, pois as empresas buscaram soluções para proteger os funcionários e lidar com as restrições de mobilidade para manter vendas eficazes e suporte de serviço aos clientes. Por exemplo, em outubro de 2020, a empresa de consultoria de gestão McKinsey escreveu que as empresas de mineração que buscavam mitigar o impacto da pandemia começaram a realocar cerca de 15 a 20 por cento de sua força de trabalho local, criando “torres de controle” para facilitar o trabalho remoto.  Ela observou um interesse renovado em centros operacionais remotos que se baseiam em recursos de trabalho remoto, com algumas empresas implementando sistemas baseados em nuvem que permitiram a coleta e análise de dados das minas para suporte de decisão. O processo de digitalização deve continuar, à medida que mais empresas de mineração se conscientizam do enorme potencial de benefícios operacionais e financeiros.

TOMRA Sorting Mining: uma oferta em constante expansão de serviços digitais

A TOMRA está aplicando sua abordagem holística para ajudar os clientes a desbloquear o potencial da digitalização, com serviços digitais que cobrem toda a jornada do cliente – desde suporte de vendas e consultas técnicas até atendimento remoto e treinamento. Todas as suas soluções digitais coletam, gerenciam e armazenam dados com segurança seguindo as melhores práticas de segurança de dados.

A plataforma de dados baseada em nuvem, TOMRA Insight, transforma máquinas de classificação em dispositivos conectados que geram dados de processo valiosos, que são coletados quase em tempo real e podem ser facilmente acessados ​​em um computador desktop ou dispositivo móvel. Ele transforma a classificação em uma ferramenta de gerenciamento estratégico que ajuda os processadores em tempo quase real e retrospetivo. Por outro lado, os operadores da máquina podem tomar medidas imediatas em resposta às mudanças na composição do material na linha. Por outro lado, os gestores podem tomar decisões operacionais e de negócios com base em informações mais completas. Eles também podem fazer comparações mais precisas entre vários locais ou linhas e monitorar remotamente  as operações de acesso difícil..

A TOMRA está constantemente expandindo seu portfólio de serviços digitais e agora apresenta a nova ferramenta de Realidade Aumentada para assistência remota, o TOMRA Visual Assist. Ele permite que especialistas remotos forneçam suporte especializado a um cliente ou a um engenheiro de serviço de campo da TOMRA no local.

“Nossas equipes de serviço cobrem grandes áreas, geralmente com um hub por continente, oferecendo solução de problemas, manutenção e orientação remotamente e pode ser uma grande ajuda”, explica Klaus Berns, chefe de serviço da TOMRA Sorting Mining. “Isso nos permite ser mais eficientes e garantir uma resposta rápida. Se o especialista técnico estiver longe, o cliente não precisa esperar por um feedback qualificado e detalhado. Algumas minas são particularmente de acesso difícil, por exemplo, em grandes altitudes, 4.000 m acima do nível do mar, ou em climas adversos com temperaturas bem abaixo de zero. Em alguns casos, pode demorar 2 ou 3 dias para o especialista técnico chegar ao local. O TOMRA Visual Assist pode economizar tempo e viagens longas e difíceis”.

O TOMRA Visual Assist pode ser usado em dispositivos padrão como telefones celulares ou tablets, mas também com ferramentas avançadas, como Óculos Inteligentes, que proporcionam uma experiência de Realidade Aumentada, para que o técnico no local possa seguir as orientações do especialista remoto com as mãos livres, trabalhando com a máxima segurança. “O TOMRA Visual Assist também pode fazer uma grande diferença para operações diamantadas onde o equipamento está localizado em uma área vermelha, onde telefones celulares ou câmeras não são permitidos, pois podemos usar o fone de ouvido conectado à rede local”, acrescenta Klaus Berns.

A TOMRA também aproveitou a tecnologia digital para fornecer às empresas de mineração uma demonstração virtual e solução de teste para permitir-lhes testar as soluções de classificação em suas amostras sem sair de seu escritório. Ao fornecer a eles acesso remoto ao seu Centro de Teste em Wedel, Alemanha, que tem recursos para todos os aplicativos, permite que eles identifiquem a melhor solução de classificação para sua mina, discutam as opções com os especialistas da TOMRA e tomem uma decisão baseada em fatos.

A TOMRA também está envolvida de forma proactiva na divulgação do conhecimento sobre o potencial das soluções de classificação baseadas em sensores na mineração por meio de webinars regulares. As sessões exploram as várias tecnologias, discutem os aspetos financeiros e técnicos e analisam como elas podem agregar valor às diferentes operações de mineração.

Sobre a TOMRA Sorting Mining

A TOMRA Sorting Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação baseadas em sensores para as indústrias globais de mineração e processamento mineral.

Como líder do mercado mundial em separação de minério baseada em sensores, a TOMRA é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia de ponta feita para resistir a ambientes de mineração hostis. A TOMRA mantém seu foco rigoroso na qualidade e no pensamento voltado para o futuro com tecnologia feita sob medida para a mineração.

Sobre a TOMRA

A TOMRA foi fundada com uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas. Hoje, a TOMRA fornece soluções lideradas por tecnologia que permitem a economia circular com sistemas avançados de coleta e classificação que otimizam a recuperação de recursos e minimizam o desperdício nas indústrias de alimentos, reciclagem e mineração.

A TOMRA tem aproximadamente 100.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo e teve receitas totais de aproximadamente 9,9 bilhões de NOK em 2020. O Grupo emprega aproximadamente 4.300 globalmente e está publicamente listado na Bolsa de Valores de Oslo (OSE: TOM). Para obter mais informações sobre a TOMRA, consulte www.tomra.com