Pix pode incentivar a adesão dos usuários à conta online. Em 2020 houve um aumento de 15,3% de contas pagas por meio digital. Este surgiu não só como uma facilidade para quem transfere dinheiro, mas também a fim de inovar no pagamento de faturas e recargas digitais. Prova disso é que operadoras como TIMClaro e Algar Telecom já aderiram.

O Pix, sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central, com um funcionamento 24/7  inclusive feriados, compensa pagamentos rapidamente. No caso de faturas atrasadas, por exemplo, haverá confirmação imediata da quitação do débito e liberação do serviço em minutos, se a linha estiver bloqueada.

TIM oferece vantagens – A TIM anunciou em novembro de 2020, que oferecerá a possiblidade de pagamento via Pix para usuários de plano pós-pago e controle. A facilidade estará disponível para faturas a partir de 10 de dezembro através do aplicativo de autoatendimento Meu TIM.

Para utilizar essa forma de pagamento, o cliente terá de copiar o código para área de transferência de seu aparelho ou escanear o QR Code. Depois, ele deve abrir o aplicativo da instituição financeira onde a chave Pix foi cadastrada e realizar a transação.

Clientes que efetuarem pagamento via Pix por mei0 do aplicativo do C6 Bank receberão um bônus de 4GB no Controle, 5GB no TIM Black e 10GB no TIM Black Família. O Pix pode intensificar a já crescente adesão dos clientes à conta online. No terceiro trimestre de 2020, o volume de faturas entregues por canais virtuais — sem impressão de boletos — teve alta de 14,9%. E o número de usuários que pagam as contas por meio digitais também aumentou 15,3%.

Claro inclui serviços além da telefonia – A “operadora do sol” implantou a mudança primeiramente na Grande São Paulo, mas a novidade deve surgir em outras cidades muito em breve.

As faturas digitais e impressas já vão estar com o QR Code do PIX para o usuário apenas acessar o banco escolhido e selecionar a opção de pagamento.

É um recurso válido para clientes residenciais com banda largaTV por assinatura ou telefonia fixa, assim como usuários controle e pós-pago de telefonia móvel.

Vale lembrar também que a empresa lançará, em breve, a plataforma Claro Pay. Serviço digital e gratuito via PIX para ofertar diversas atividades financeiras.

Empresa Algar Telecom – Pela tele mineira, conforme divulgado recentemente, os clientes vão receber a fatura normalmente e poderão optar pelo pagamento via PIX.

Para isso, basta apontar entrar no aplicativo do banco escolhido para o pagamento, selecionar o novo sistema, ir em QR Code e apontar a câmera do celular para o código da Algar Telecom. Já as recargas no pré-pago poderão ser feitas pelo site ou aplicativo da prestadora, via chaves. Quem optar por valores entre R$ 15 e R$ 100 receberá bônus.

Fontes: TeleSíntese, Exame Invest, Minha Operadora.