Terceira Semana do Quadrinho terá lançamento de concurso sobre diversidade cultural

A Biblioteca Pública Arthur Vianna, vai realizar a “3ª Semana do Quadrinho Nacional”, no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, das 8h às 18h. O evento, idealizado por um grupo de quadrinhistas regionais, com o apoio da Diretoria de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará (FCP), reúne leitores e criadores dessa forma de expressão há vários anos.

O grupo se reunia, em encontros informais, na Gibiteca da Biblioteca Arthur Vianna, e agora quer reunir participantes de todo o Estado nos quatro dias de programação, que incluirá exposições, bate-papo, workshops, feira e troca de gibis. Nesse período também será lançado o 2º Concurso de Quadrinhos, com o tema “Diversidade Cultural Paraense”.

Segundo Andrei Miralha, técnico em Gestão Cultural, a Semana do Quadrinho da FCP tem como objetivo divulgar essa forma de expressão, especialmente o quadrinho paraense, dando visibilidade aos artistas que produziram com regularidade durante o ano de 2016, como o “Esquadrão Amazônia”, de Joe Bennett e Alan Yango, e “Castanha do Pará”, de Gidalti Moura Junior, que tiveram financiamento coletivo – uma plataforma virtual em que qualquer pessoa pode colaborar para a realização de projetos alternativos e independentes.

O evento também contará com o trabalho “Dobras e Espumas”, de Samantha Rany, voltado para a internet, e o “Africano Pai D’égua”, de Volney Nazareno, Eliezer França e Ricardo Harada, um trabalho de pesquisa feito no âmbito da Universidade Federal do Pará (UFPA), retratando alunos africanos que estudaram no campus da instituição.

“Iremos fazer um recorte dessas produções e trazer esses artistas para falarem sobre seus trabalhos nas exposições, nos bate-papos, nos workshops, contando sobre o trabalho, que vai desde o processo criativo até a publicação, não só fechado na criação, de onde partiu a ideia, mas envolvendo todo o caminho de produção até chegar à mão do público”, disse Andrei Miralha.

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Biblioteca Pública Arthur Vianna, vai realizar a “3ª Semana do Quadrinho Nacional” (foto), no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, das 8 às 18 h. O evento, idealizado por um grupo de quadrinhistas regionais, com o apoio da Diretoria de Leitura e Informação, reúne leitores e criadores dessa forma de expressão há vários anos. Na foto, evento ocorrido em 2016, no Centur. FOTO: DIOGO VIANNA / ASCOM FCP DATA: 21.01.2017 BELÉM - PARÁ

Aquarela

O publicitário, professor e artista visual Gidalti Moura Junior, autor do quadrinho “Castanha do Pará”, vai expor a obra impressa e várias páginas dos desenhos originais, todos pintados à mão, feitos em aquarela. Ele participará do bate-papo abordando o processo criativo e tudo o que viveu durante a produção da obra. Gidalti Junior também demonstrará no workshop um pouco do processo prático e teórico sobre materiais, e apresentará a forma de utilizá-los, enfatizando a pintura de quadrinho em aquarela.

“A ideia é mostrar um pouquinho do meu trabalho e fazer com que o meu livro ganhe alcance, para que as pessoas se interessem não só pela minha obra, obviamente, mas que de uma forma geral possam cada vez mais ter interesse pelos quadrinhos, e assim consumir, entender e também aprender a fazer o seu gibi. Estou aqui pra celebrar essa mídia fantástica que é a história em quadrinhos”, ressaltou Gidalti Junior.

O evento também promoverá a “Feira do Quadrinho”, reunindo autores e colecionadores que vão expor suas produções ou coleções, para troca e venda de publicações. Será um espaço aberto para que as pessoas possam conhecer toda essa produção local.

Giselle Arouck, diretora de Leitura e Informação da FCP, informou que a Semana do Quadrinho é uma parceria com o grupo de quadrinistas da Amazônia, e um dos destaques será o lançamento do 2º Concurso de Quadrinhos Regional. “Durante a programação lançaremos o concurso, e a premiação será realizada no mês de março, durante as comemorações do aniversário da Biblioteca Arthur Vianna. O tema deste ano do concurso é a Diversidade Cultural Paraense”, completou a diretora.

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Biblioteca Pública Arthur Vianna, vai realizar a “3ª Semana do Quadrinho Nacional” (foto), no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, das 8 às 18 h. O evento, idealizado por um grupo de quadrinhistas regionais, com o apoio da Diretoria de Leitura e Informação, reúne leitores e criadores dessa forma de expressão há vários anos. Na foto, evento ocorrido em 2016, no Centur. FOTO: DIOGO VIANNA / ASCOM FCP DATA: 21.01.2017 BELÉM - PARÁ

Programação completa da 3ª Semana do Quadrinho Nacional 2017

1. Exposição – 30/01 a 02/02, das 8h às 18h
Esquadrão Amazônia – Joe Bennett e Alan Yango
Castanha do Pará – Gidalti Moura Junior
Dobras e Espumas – Samantha Rany
Quadrinhos premiados no concurso “Belém 400 anos”
Africano Pai D’égua – Volney Nazareno e Eliezer França

2. Bate-papo (18h30)
Duração: 1h30, com sessão de autógrafos no final
30/01 – HQs: da criação à publicação – Esquadrão Amazônia (convidado: Joe Bennett)

  • 31/01 – Desenho, pintura e processos criativos – Castanha do Pará (convidado: Gidalti Moura Jr).
  • 01/02 – Poesia em quadrinhos para a internet – Dobras e Espumas (convidada: Samantha Rany)
  • 02/02 – Pesquisa e criação nos quadrinhos – Africano Pai D’égua (convidados: Ricardo Harada, Volney Nazareno e Eliezer França)

3. Workshops (16 às 18 h)

Duração: 2 horas

30/01 – Criação de personagens – Otoniel Oliveira
31/01 – A Arte de contar histórias – Volney Nazareno
01/02 – Quadrinho de humor – Paulo Emmanuel
02/02 – A Pintura nos quadrinhos – Gidalti Júnior

4. Feira de quadrinhos

30/01 a 02/02, a partir das 17 hBiblioteca Arthur Viana

5. Lançamento do concurso de quadrinhos

30/01, às 18 h Biblioteca Arthur Viana2

Serviço:
3ª Semana do Quadrinho Nacional 2017. De 30 de janeiro a 2 de fevereiro, das 8 às 18 h, na Biblioteca Pública Arthur Viana, no 3º andar da Fundação Cultural do Pará (Avenida Gentil Bittencourt, 650, Bairro Batista Campos).