Startup cria ferramenta que evita desperdícios e perdas financeiras em farmácias

Aplicativo cria alertas baseados na proximidade das datas de vencimento dos medicamentos, proporcionando ações promocionais e reduzindo custos com incineração e estoques perdidos

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Lançada oficialmente ao final de 2014, a startup Arquivei tem chamado a atenção de empresas de todo o país – já possui milhares de clientes em 25 estados brasileiros. Inicialmente, a primeira ferramenta oferecida era a gestão de notas fiscais, obtendo todos os documentos emitidos contra o CNPJ das empresas contratantes do sistema, organizando e guardando de forma legal, isentando clientes de multas em caso de fiscalização – até mesmo a Arcos Dourados, gestora da rede McDonald’s no Brasil, se rendeu à novidade.

Agora, a empresa, sediada em São Carlos, um dos pólos tecnológicos mais famosos do Brasil, acaba de lançar ao mercado uma nova ferramenta, o aplicativo +Farmácia, capaz de reduzir exponencialmente perdas com medicamentos vencidos. A dinâmica do novo produto consiste em basear-se nas informações cedidas pelo fornecedor. “Uma vez que a farmácia compra um produto, uma Nota Fiscal Eletrônica é emitida pelo fornecedor e enviada diretamente para a Secretaria da Fazenda. O Arquivei obtém automaticamente esta nota, extrai informações de medicamentos e alimenta o App +Farmácia, que realiza uma pré-análise para identificar possíveis riscos referentes à validade dos produtos a serem entregues. Basta, então, apenas informar um período mínimo para venda, o App identifica automaticamente produtos vencidos ou com vencimento próximo, permitindo uma ação imediata e evitando perdas”, explica Christian De Cico, 28, diretor e fundador da empresa.

Para avaliar a efetividade do novo aplicativo, o Arquivei realizou um estudo de caso com a rede de farmácias Rosário, durante 30 dias. Ao final, segundo De Cico, o +Farmácia acabou prevenindo em 80% os gastos referentes à incineração e perda de produtos com potencial de venda.

Sobre o Arquivei

Idealizado em 2013 e colocado em prática durante 2014, o Arquivei é um programa online que se conecta à Secretaria da Fazenda e baixa as NFes emitidas contra o CNPJ da empresa, concentrando-as num Painel de Gestão de Notas, o que facilita e otimiza o arquivamento dos documentos com garantia legal. Além dessa solução, a empresa tem criado outras ferramentas com foco na organização e redução das perdas para empresas de diversos ramos. Acesse www.arquivei.com.br e saiba mais. Siga a startup no Facebook: www.facebook.com/arquivei.