SMS: Hoje é Dia Nacional da Saúde. Cuide-se e viva melhor!

Nesta sexta-feira, (5), comemora-se o Dia Nacional da Saúde. Em Marabá, muitas melhorias no setor de saúde foram feitas nos últimos anos e ainda há muito a ser feito. Foram 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) reformadas e ampliadas nos diferentes bairros do município e mais 4 UBS reformadas. Além disso, o Bairro da Paz e o Bairro Araguaia ganharam Postos de Saúde completos novos.

UBS José Pereira de Araújo, no Bairro da Paz, conta com recepção, quatro consultórios (médicos e odontológicos), salas de PCCU, de triagem, vacina, procedimentos, regulação, central de material esterilizado (CME), expurgo, gerência, depósito de material de limpeza (DML), farmácia, auditório, banheiros e copa.

Já a UBS Edson Xavier, que atende o Bairro Araguaia e Nossa Senhora Aparecida, conta 2 consultórios médicos, 2 salas de enfermagem, consultório odontológico,  várias salas (coleta do Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero – PCCU, vacina, triagem, digitação, regulação e Cartão SUS, esterilização, procedimentos e palestras), farmácia, além da recepção, banheiros e copa. Vale ressaltar que o prédio foi construído com acessibilidade para atender Pessoas com Deficiência (PcD).

A comunidade da Vila Três Poderes, na zona rural da cidade, também ganhará uma Unidade Básica construída do zero, em breve. Confira: https://maraba.pa.gov.br/ubs-3-poderes-obras/

A  Unidade Saúde da Família (USF) Emerson Caselli passa por revitalização e logo também será entregue à população. Atualmente a  USF Emerson Caselli funciona em outro local, provisoriamente, na Avenida Brasil, nº 377, ao lado da casa paroquial da Igreja Católica Sagrada Família, no bairro Liberdade.

Outras prédios da Saúde

Em 2019, foi inaugurado o novo prédio do Centro de Especialidades Integradas (CEI), que estendeu seu atendimento para 19 especialidades, presenciais e por Telemedicina.

Além disso, em 2020, Marabá também ganhou uma nova base do Samu no Núcleo São Félix, para agilizar o atendimento de emergências naquela região.

Em 2021, os animais também ganharam seu espaço. O novo Centro de Esterilização de Cães e Gatos realiza hoje mais de 50 castrações mensalmente.

Centro de Referência em Saúde da Mulher (Crismu) também é ampliado e vai ganhar um novo laboratório. A obra contempla dois laboratórios, macroscopia, setor administrativo, arquivo, recepção, esterilização, expurgo, gerência, auditório, cozinha, depósito de material hospitalar, lavanderias e banheiros.

Atualmente a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também passa por reforma e ampliação. O órgão trabalha atualmente com quatro ambulâncias descentralizadas em três núcleos do município, sendo uma delas a Unidade de Saúde Avançada.

O Laboratório Central no Bairro Laranjeiras também passou por reforma para adequar-se às novas normas de segurança.

Programas

As Unidades Básicas de Saúde de Marabá trabalham atualmente com diversos programas para atender a população. Entre eles estão o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), acompanhamento de Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão, Diabetes, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Programa Saúde na Escola, Tabagismo.

As UBS oferecem diariamente serviço de imunização, pré-natal, PCCU, Teste do Pezinho, Puericultura, atendimento médico, enfermagem, curativo. Serviços como nutricionista, psicólogo e odontologia também são encontrados em algumas UBS do município.

Além disso, através do Estratégia Saúde da Família (ASF) os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também realizam visitas nas casas das pessoas. Em geral, esses agentes  cadastram as pessoas no sistema das Unidades Básicas de Saúde atendendo principalmente idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças menores de cinco anos, além de pessoas em tratamento de doenças como tuberculose e hanseníase. Serviços como de enfermagem, médico e vacinação também são realizados durante as visitas.

Dia Nacional da Saúde

A data é celebrada em homenagem a Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Ele foi um importante médico e sanitarista que lutou pela vacinação em massa da população brasileira contra varíola no início do século XX.

O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967. As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados à saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada à presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população.

Confira a lista com as UBS do município que foram reformadas e ampliadas nos últimos 6 anos:

João Batista Bezerra

UBS Espírito Santo

VIla Itainópolis

Maria Bico Doce

Capistrano de Abreu

Vila Cristalândia

Jaime Pinto

Amadeu Vivacqua

Vila Santa Fé

Vila União

UBS que foram reformadas:

Enfermeira Zezinha

Hiroshi Matsuda

Murumuru

Demósthenes Azevedo

Texto: Osvaldo Henriques

Fotos: Aline Nascimento e Arquivo Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui