Sim, pode estalar os dedos à vontade

A dúvida é constante: Posso ou não posso estalar os dedos? E as opiniões dividem-se. A sabedoria popular tende a condenar este hábito – muitas vezes consequente do nervosismo ou ansiedade – mas a ciência começa a estudá-lo e a perceber que não é tão nocivo quanto isso.

Depois de um estudo realizado no Canadá que concluiu que estalar os dedos não faz assim tão mal quanto as pessoas pensam, uma equipe de investigadores dos Estados Unidos decide debruçar-se também sobre o assunto, chegando a uma conclusão idêntica.

Um estudo do Centro Médico UC Davis indica que estalar os dedos não só não faz mal, como pode até fazer bem e aumentar a amplitude do movimento da região, como se lê no site da revista Veja, que indica ainda que ao estalar os ossos, as articulações ficam com uma menor pressão, o que é benéfico.

O estudo teve por base a análise de 40 participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 63 anos. Do total de participantes, 10 nunca estalavam os dedos de forma voluntária, já os outros 30 tinham este hábito.

E foi nos participantes que estalavam os dedos que o estudo de focou. Estas pessoas foram convidadas a reproduzir esse hábito enquanto era analisados através de um aparelho de ultra-som, o mesmo que avaliou as mãos daqueles que nunca estavam os ossos de propósito.

Depois de cruzarem os dados de todos os participantes, os investigadores notaram que a pressão nas articulações era menor nas pessoas que estalavam os dedos, mas não só: a amplitude do movimento da região era também maior, o que os leva a concluir que o hábito não faz mal, mas sim bem.


Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle