Senador Zequinha luta pela redução da tarifa de energia

Autor do Projeto de Lei (PL 5325/2019) que tramita no Senado Federal para proibir as concessionárias de repassar ao consumidor o custo referente às perdas não técnicas, conhecido como gatos de energia, o senador Zequinha Marinho tem tratado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma solução para baratear a conta de luz da população brasileira, em especial dos paraenses.

Na última terça-feira, 04, reuniu com o diretor da Aneel Sandoval Feitosa e com a Consultoria do Senado para estudar a composição da tarifa e encontrar uma solução que reduza a parcela da distribuição de energia e que é paga por todos os consumidores.

Presente na composição do consumo, o valor da distribuição nas contas da população paraense chega a ser de 35% a 40% do custo final. “A conta de energia é algo que está completamente fora da realidade. São contas impagáveis e que penalizam a população paraense. Estamos buscando os representantes do governo para nos ajudar nesse compromisso pela redução da tarifa”, comentou o senador.

De acordo com o diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, todos os investimentos realizados pela concessionária para melhorar a qualidade do serviço, como a modernização e as ações para conter os roubos de energia são introduzidos na parcela da distribuição. “Enquanto que o custo da transmissão é rateado por todos os consumidores do país, o valor da distribuição é pago pelos consumidores da concessionária. No caso, se a concessionária do Pará fez algum investimento nesse sentido, esse custo é repassado ao consumidor”, explicou o diretor.

Após a reunião, o senador Zequinha ficou de discutir com a consultoria do Senado as alternativas viáveis para reduzir a composição do custo de energia elétrica do consumidor residencial.