Sem sair de casa: saiba como visitar grandes museus do mundo pela internet

 

Há algumas semanas a pandemia do novo coronavírus impôs a mudança de rotina de pessoas ao redor do mundo. O isolamento social, por exemplo, é uma das principais estratégias de combate ao vírus. Com as pessoas em casa, muitos locais como o museu tiveram que ser fechados temporariamente. Não na internet.

Em tempos de quarentena, a tecnologia tem sido uma aliada e tem auxiliado estudantes e profissionais a manterem as suas tarefas em dia. Diversos serviços se adaptaram a esse momento e o segmento de cultura e lazer não poderia ficar de fora.

Diferentes museus disponibilizam uma espécie de visitas a distância em seus espaços e obras. Dessa forma, é possível conhecer galerias, esculturas, pinturas e outras obras famosas. Para isso, basta possuir um aparelho com acesso à internet.  Os links de acesso são disponibilizados por diferentes museus ao redor do mundo. Abaixo você confere uma lista com algumas galerias virtuais para acessar agora mesmo.

 

Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) foi inaugurado na década de 1970 e conta com acervo de fotografias, filmes, vídeos e cartazes. No site do MIS é possível consultar o acervo online museológico e bibliográfico do MIS.

Acesse o acervo do MIS 

 

Museu do Louvre (França)

O Museu do Louvre, na França, é um dos museus mais conhecidos do mundo. Ele abriga a famosa pintura Monalisa, de Leonardo da Vinci. No tour virtual, você pode visitar as salas e galerias do museu, sem as famosas aglomerações em torno das obras.

Conheça o Museu do Louvre

 

Museus do Vaticano

A plataforma que reúne os museus da Cidade do Vaticano é bastante intuitiva e também dá dicas sobre roteiros a museus e disponibiliza uma loja online para compra de souvenir. O site disponibiliza informações sobre as obras de arte disponíveis.

Conheça o museu do Vaticano

 

Pinacoteca de Brera (Itália)

Localizada em Milão, na Itália, a Pinacoteca de Brera agrega em seus espaços uma das maiores coleções de artes do mundo. No site é possível conhecer as obras, visitar os seus espaços e explorar cada canto da Pinacoteca. O seu acervo inclui obras do grande mestre Giambattista Pittoni, Annibale Giura Odio Contro i Romani e Bacco e Arianna.

Visite a Pinacoteca de Brera 

 

Google Arts & Culture

O site Google Arts & Culture foi criado em parceria com diferentes museus do mundo e tem como objetivo proporcionar uma aventura interativa para os usuários. No site é possível é possível visitar as maiores e mais importantes galerias do mundo. Nele, você pode acessar:

Pinacoteca de São Paulo

Yad Vashem – Museu do Holocausto (Israel)

Galeria Uffizi (Itália)

Também é possível ver o que tem por dentro de vários museus, como o Museu Nacional. Nesta categoria, você pode conferir curiosidades, destaque de algumas obras e fazer um tour virtual em alguns espaços.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil