Seleção em escolas tecnológicas atinge 10 mil inscritos

A Escola Tecnológica de Vigia de Nazaré é uma das que estão com as inscrições abertas
A Escola Tecnológica de Vigia de Nazaré é uma das que estão com as inscrições abertas

O Processo Seletivo 2015 para preenchimento de 6.440 vagas em 118 cursos de 18 escolas estaduais tecnológicas no Estado atingiu a marca de 10 mil candidatos inscritos na manhã desta terça-feira (10). O curso de Técnico em Segurança do Trabalho é o mais procurado, com uma concorrência de 16 candidatos por vaga.

As vagas são distribuídas da seguinte forma: 2.960 para 48 cursos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional; 1.440 vagas para 28 cursos do Ensino Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e 2.040 em 42 cursos da modalidade Ensino Subsequente. As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira, 13, pelo site da Secretaria de Estado de Educação (www.seduc.pa.gov.br).

A coordenação do Processo Seletivo 2015 informa que a seleção dos candidatos será feita com base nas informações prestadas no ato da inscrição, na escolha da concorrência por uma vaga nas escolas/cursos/turnos, conforme o edital disponível no site da Seduc. O processo seletivo é orientado pela Secretaria Adjunta de Ensino e executado pela Coordenadoria de Educação Profissional. Para o curso técnico do Ensino Médio Integrado, Proeja e Subsequente, a oferta de turma será garantida mediante o número mínimo de 30 alunos selecionados no curso/turno.

Opções
O curso técnico de nível médio na modalidade Ensino Médio Integrado é exclusivo para o candidato que já concluiu o Ensino Fundamental e tenha até 17 anos e 11 meses completos até a data da matrícula.

Esse candidato escolherá o curso pretendido no ato da matrícula e definirá uma segunda opção de curso. A convocação para a segunda opção está condicionada às vagas remanescentes, após esgotada a listagem de candidatos classificados em primeira opção de curso. A divulgação dos candidatos classificados será feita no site da Seduc, no dia 19 de fevereiro. O Ensino Médio Integrado tem cursos com duração de quatro anos (oito semestres).

Já o curso técnico do Ensino Médio Integrado à Educação de Jovens e Adultos é destinado a alunos com idade mínima de 18 anos, que tenham concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula. É vedada a inscrição para alunos que já concluíram o Ensino Médio.

O processo de inscrição no processo seletivo segue o mesmo modelo do Ensino Médio Integrado, inclusive com destinação de 5% das vagas para pessoas com deficiências,  obedecendo aos critérios de seleção. Os cursos do Proeja têm duração de três anos (seis semestres).

O Ensino Subsequente, por sua vez, abrange cursos técnicos para estudantes que concluíram o Ensino Médio. No processo seletivo, 50% das vagas são destinadas a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O restante das vagas será preenchido da seguinte forma: 45% por candidatos que não fizeram o Enem e 5% por candidatos com deficiências. Os cursos técnicos na modalidade Subsequente têm duração de dois anos (quatro semestres).

Mais informações estão disponíveis na Central de Atendimento (0800 280 0078 FREE) e no site da Seduc.

Eduardo Rocha
Secretaria de Estado de Educação