Seduc disponibiliza terminais de computador para inscrições ao Enem 2015

57757_156797-7407d

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está disponibilizando terminais de computador nas escolas em Belém e interior do Estado para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual do Pará que farão a inscrição on line ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), iniciada nesta segunda-feira, 25, e que se estenderá até 5 de junho.

Os estudantes poderão utilizar o laboratório de informática da sua instituição de ensino para garantir a participação no exame, que será realizado no mês de outubro, ou um dos 12 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) da Seduc. Uma das unidades onde a inscrição pode ser efetuada é a Escola Estadual Aldebaro Klautau, localizada na rodovia Augusto Montenegro, no Tapanã, que abriu o Laboratório de Informática para que os alunos possam realizar o processo. A iniciativa foi acompanhada pela diretora da Aldebaro Klautau, Roseana Garcia, e pela diretora de Ensino Médio da Seduc, Clara Yunes.

A rede estadual pública reúne 72.136 alunos matriculados no 3º ano e 15 mil do EJA em fase de conclusão do Ensino Médio (capital e interior). São, ao todo, 87.136 estudantes da rede habilitados ao Enem 2015. O coordenador de Tecnologia  Aplicada à Educação da Seduc, Jorge Andrade, informa que os núcleos funcionam em Belém (dois), Ananindeua, Tucuruí, Santarém, Abaetetuba, Redenção, Benevides, Marabá, Bragança, Castanhal e Altamira.

A pedagoga Clara Yunes, por sua vez, lamenta que a greve dos professores estaduais, deflagrada no dia 25 de março, possa afetar a preparação dos estudantes que farão as provas do Enem em outubro. “É lamentável que este ano o quadro se mostre desta forma e até hoje nossos alunos não tenham tido a educação que preconizamos desde o dia 9 de março, quando conseguimos organizar o Guia Estudantil, com uma equipe multidisciplinar distribuindo os conteúdos do Enem por bimestres. Pensamos e elaboramos calendários de avaliações unificadas”.

Yunes ressalta que a Seduc ainda recebe novas propostas para a formação do Enem. “Recebemos questões dos professores, formando nosso banco de questões, organizando simulados e aguardamos com muita ansiedade o encerramento da greve, para reiniciarmos nosso trabalho proposto no início do ano letivo”.

Inscrições
A edição 2015 do Enem adotou modificações com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, através dos artigos 38 – que estabelece que o exame supletivo de conclusão do Ensino Médio é destinado para os estudantes maiores de 18 anos – e 44, que diz que o acesso ao nível  superior – cursos de graduação – são abertos a estudantes que concluírem o Ensino Médio e aprovados em processos seletivos.

De acordo com o Edital do Enem 2015, um estudante menor de 18 anos que não vá concluir o Ensino Médio em 2015 não poderá se matricular em um curso de graduação. As inscrições vão de 25 de maio até 5 de junho, às 23h59. A isenção somente será efetivada para alunos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou equivalente e ou declararem carência segundo o edital.

O estudante que obtiver isenção e faltar no Exame no ano seguinte não terá mais esse procedimento a seu favor. Este ano, o Cartão de Inscrição vai estar disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e funcionará somente como mecanismo de consulta de local de prova.

O cartão não precisará ser apresentado no local do Exame. Basta a Carteira de Identidade do estudante. Cada candidato terá que, no ato da inscrição, cadastrar um e­mail pessoal e intransferível. Um e­mail não poderá ser usado por mais de um candidato; o candidato terá que criar no ato da inscrição uma pergunta e resposta pessoal no login. Mais informações: site do Inep (www.inep.gov.br),  [email protected] Fala Brasil: 0800­616161.

Unidades do Núcleo de Tecnologia Educacional:

NTE Ananindeua / Escola Estadual Antônio Gondim Lins – Cidade Nova VI, SN 21, s/n (entre WE 65 e 68) – Coqueiro.

NTE Altamira – Avenida Tancredo Neves, 2954 – Premem.

NTE Abaetetuba – Rua Frei José Maria de Manaus, 707 – Algodoal.

NTE  Benevides – Avenida Fanjas, s/n – Centro.

NTE Bragança – Rua Oliveira Pantoja, s/n – Trevo.

NTE Castanhal – Rua Raimundo Nonato Vasconcelos, s/n – Cristo Redentor

NTE Marabá – Folha 13, Quadra Especial, Lote Especial – Nova Marabá

NTE Redenção – Avenida Carlos Ribeiro, 869 – Centro

NTE Santarém – Travessa Curuá Una, s/n.

NTE Tucuruí – Rua Betel, s/n – Jardim Marluce.

NTE Belém / Escola Estadual Albanizia de Oliveira Lima – Avenida Almirante Barroso, ao lado do TJE-PA – Marco.

Texto: Eduardo Rocha
Fotos: Rai Pontes