Seduc dá início ao processo de adesão das oficinas do Aprender Mais Ensino Médio

DSC_2166-ad127

A partir desta segunda-feira, 17, a Secretaria de Educação (Seduc) disponibiliza um link para que estudantes do 1º ano do Ensino Médio regular das escolas localizadas na Região Metropolitana de Belém (RMB) possam fazer a adesão às oficinas de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática do projeto Aprender Mais Ensino Médio. As vagas são limitadas para alunos das 30 escolas estaduais que aderiram à proposta pedagógica e o processo vai até o dia 04 de setembro.

A líder do projeto Aprender Mais Ensino Médio, Rosidea Cantuária, da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc, informa que, para que as escolas possam divulgar a metodologia do projeto junto aos alunos interessados em participar do processo, haverá um encontro voltado para gestores e supervisores das Unidades de Ensino da Seduc, além dos diretores e coordenadores pedagógicos das 30 escolas que aderiram à iniciativa. A reunião será realizada nesta terça-feira, 18, das 9h às 12h, no auditório da Seduc.

Para participar do projeto, ela explica que é fundamental que os alunos demonstrem interesse e disponibilidade para aprender mais, fazendo o processo de adesão no site da Secretaria. “Dessa forma, pressupõe-se que ele quer participar do projeto e concluir as oficinas”, explicou. Ao acessar o link, o aluno deverá preencher os campos em branco com o nome completo, nome da mãe e depois fazer a opção das disciplinas de que deseja participar. Após o período de adesão, o aluno deverá aguardar a confirmação, no site da Seduc, para saber se foi incluído nas oficinas.

A proposta pedagógica Aprender Mais Ensino Médio é uma estratégia do Pacto pela Educação do Pará, inserida no resultado nº 2, como programa de reforço e recuperação de conteúdos para o Ensino Médio. O projeto utiliza a metodologia “Entre Jovens”, do Instituto Unibanco, que busca desenvolver as competências do aluno que não foram bem sucedidas no Ensino Fundamental. O projeto trabalha, sobretudo, a recuperação dos principais conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, para que os estudantes possam avançar no Ensino Médio.

Nesta primeira etapa, serão realizadas 19 oficinas de aprendizagem, com duração de duas horas por semana, sempre no contraturno das aulas. As oficinas terão como tutores graduandos dos cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa e Matemática da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e serão executadas no período de 15 de setembro a 31 de dezembro. Na primeira aula, os alunos passarão por uma prova que traçará o diagnóstico com as reais necessidades a serem trabalhadas nas oficinas.

O projeto tem como meta atender 3.360 alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas que aderiram à proposta e que receberão as oficinas em 2015. Os quesitos levados em consideração para inclusão das escolas foram a localização na Região Metropolitana, o recebimento do material didático, a disponibilidade de espaço pedagógico e não estar participando como escola de controle do programa Jovem de Futuro.

Adesão: http://www.seduc.pa.gov.br/aprender_mais/index.php

Texto: Julie Rocha