A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizará na próxima sexta-feira, 5, a XVII Semana do Meio Ambiente, com o tema “Preservar o presente para garantir o futuro”. Este ano a programação será virtual, transmitida pelas redes sociais e pelo site da Agência Belém, conforme Decreto Municipal 95.955, de combate à proliferação da covid-19, que recomenda evitar aglomerações de pessoas. A ação segue até domingo (07/06).

A abertura oficial da Semana será feita em live, às 9h de sexta (05/06), pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que anunciará os homenageados com a certificação “Amigos do Verde”, entre pessoas que contribuem com as práticas sustentáveis na capital e empresas que estão de acordo com as diretrizes da Lei de Resíduos Sólidos.

“Nós comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Aqui em Belém temos o nosso belo Bosque Rodrigues Alves, que vai fazer neste ano 137 anos de existência e que está recebendo da Prefeitura diversos investimentos de revitalização para que ele fique cada vez mais bonito para receber as famílias da nossa cidade. Eu vim aqui na véspera da Semana do Meio Ambiente para ver como é que estão as obras e a qualidade ambiental desse grande exemplar da Floresta Amazônica dentro da nossa cidade de Belém. Nós também vamos homenagear membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, personalidades que vêm ajudado na preservação da floresta, da qualidade do meio ambiente dentro de Belém”, afirmou o prefeito Zenaldo Coutinho.

A Semma preparou diversas ações de conscientização da necessidade de preservação da natureza e de toda a área verde do município, com o objetivo de despertar a sustentabilidade na sociedade. Também serão apresentados os trabalhados realizados pela instituição.

“A Semana do Meio Ambiente nos possibilita uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade. São tantas atividades e ações que a gente pode fazer e contribuir para uma melhor qualidade de vida da população. Estamos trabalhando na reforma do bosque Rodrigues Alves e também na Granja Modelo, que é o nosso celeiro na produção de mudas, arbóreas, ornamentais que faz a reposição na Cidade das Mangueiras. Estamos com ações também na pracinha do Horto Municipal, outro espaço ecológico que é elogiado por todo o nosso público”, afirma Pio Neto, titular da Semma.

As atividades buscarão desenvolver ações ambientais que destaquem a importância da manutenção e investimento nas áreas verdes na cidade, sensibilizem a população sobre a produção excessiva de resíduos, descarte irregular, coleta seletiva, consumo consciente, perigos aviários e impacto ambiental e promovam a conscientização ambiental quanto à responsabilidade de preservação e gestão dos recursos naturais, além de apresentar as iniciativas desenvolvidas pela Semma.