Seac apresenta Usina da Paz aos gestores de Marituba, na Região Metropolitana de Belém

Na manhã desta sexta-feira (12), representantes da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) se reuniram com a vice-prefeita, Rafaela Santa Rosa, e secretários de Marituba, para tratar sobre a implantação do projeto no município da Região Metropolitana de Belém (RMB).

“Nosso grande objetivo é apresentar as ações do projeto e formalizar esta parceria com a prefeitura para que possamos unir forças para trazer transformação social para Marituba”, explicou o secretário-adjunto da Seac, Raimundo Santos Junior. Quando estiver implantada, a UsiPaz de Nova União/São Francisco funcionará das 8h às 22h, e nesse período, oEstado e o Município desenvolverão ações para atender às comunidades.

Vice-prefeita e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Rafaela Santa Rosa explicou que a prefeitura de Marituba está empenhada em fazer parte de um projeto que trará desenvolvimento e igualdade social. “Como vice-prefeita e secretária de Assistência Social, estarei pessoalmente empenhada para fazer com que as políticas sociais cheguem até os mais necessitados” destacou.

As Usinas da Paz (UsiPaz) são complexos voltados para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário, com sete eixos fundamentais: 1. Capacitação técnica e profissional, educação básica, arte e cultura. 2. Emprego e renda, microcrédito e empreendedorismo, economia solidária. 3. Habitação, regularização fundiária e urbanização. 4. saúde, esporte/lazer, assistência social. 5. Tecnologia e inclusão digital. 6. Meio ambiente e sustentabilidade. 7. Mediação de conflitos e prevenção à violência.

As UsiPaz terão ambientes esportivos, salas de audiovisual, espaços de inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, atividades profissionalizantes, espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá espaços para cursos livres e de danças.

TerPaz promove formação voltada às mulheres neste mês de fevereiro

Por meio do TerPaz, que já está atuando no município, no dia 27 de fevereiro, mulheres a partir de 16 anos poderão participar da formação “Ela Pode”, que aborda o empreendedorismo feminino com estímulo à autonomia financeira e socioemocional das mulheres paraenses, levando em consideração suas realidades, percepções e trajetórias.

Para participar, as interessadas devem se inscrever pelos canais online ou presencial. A formação ocorrerá na Escola Municipal Novo Horizonte, na rua do Fio, 93, no bairro Novo Horizonte, das 8h às 18h. As inscrições podem ser feitas, neste endreço na internet. Clique aqui, ou vá, presencialmente, ao local da formação.

A carga horária do “Ela Pode” é de oito horas presenciais e oito horas online, com acesso gratuito e ilimitado à Trilha Empreendedora, plataforma que apresenta uma série de vídeos exclusivos, com temas atuais, para quem quer começar um novo negócio ou para quem já está no mundo do empreendedorismo.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Marituba.