Você já ouviu falar sobre o Cíngulo? A Google o considerou nada menos do que o  melhor aplicativo de 2019 para Android no Brasil, e trata-se de um app que promove a melhora emocional de seus usuários por meio de exercícios guiados de terapia, isto é, uma terapia em que você se torna o seu próprio terapeuta. A ferramenta, que também está disponível para iPhone (iOS).

O usuário deve fazer sessões diárias de auto-avaliação desenvolvidas para cada perfil de modo a avançar no cuidado da saúde mental, através de vídeos, áudios tranquilizantes e textos motivacionais para aliviar o estresse, a ansiedade e a insegurança.

Este app é um exemplo de ferramenta digital que retrata conhecimentos especializados do mundo clínico-científico. Pois seus idealizadores, Diogo Lara e Gustavo Ottoni, são psiquiatras, doutores – com doutorado mesmo, o PhD – em neurociências. Assim, o aplicativo resulta em uma autoterapia em prol da autoestima do usuário baseada em mais de 10 anos de estudos sobre a mente humana. Este possui mais de 95 mil avaliações com cinco estrelas.

Áreas de tratamento

O Cíngulo é dedicado à melhora de aspectos emocionais do indivíduo, porém há descrições mais específicas que podem te ajudar a entender melhor sobre o que estamos falando:

  • Fragilidade da autoestima;
  • Sensibilidade a críticas;
  • Sentimento de pressão externa ou interna;
  • Indiferença a fatos importantes;
  • Insegurança em momentos importantes;
  • Necessidade excessiva de agradar outras pessoas;
  • Dificuldade em desagradar (quando é necessário);
  • Falta de ânimo para fazer o que é preciso;
  • Autocríticas excessivas;
  • Autoculpabilização excessiva.
app Cíngulo (imagem: reprodução Boas de Papo)
app Cíngulo (imagem: reprodução Boas de Papo)

Tutorial básico

Confira a seguir, um tutorial de como usar as principais funções do Cíngulo. O app possui um plano pago, que custa R$ 99,90 por semestre, mas é possível realizar 10 sessões grátis.

Passo 1. Abra o Cíngulo e deslize a tela de boas-vindas até a página de login. Então, preencha seus dados e conclua apertando em “Criar nova conta”;

Passo 2. O aplicativo iniciará um teste de auto-avaliação. Para preencher, toque nos pontinhos que representam sua personalidade em relação às qualidades propostas. Ao final, toque em “Finalizar autoavaliação”;
Passo 3. Você visualizará o seu nível de bem-estar emocional. Toque em “Fazer primeira sessão grátis” para iniciar a terapia;

Passo 4. No topo da tela, você visualizará os dias em que realizou as sessões no app. Toque em uma sessão para abrir seu conteúdo. Aperte na opção “Ouvir” para iniciar um áudio com a sessão do dia, ou aperte em “Ler”, para ver o texto da sessão do dia;

Passo 5. Na aba “Diário”, você poderá registrar como foi sua experiência emocional naquele dia, escrevendo o que fez bem, mal e o que aprendeu no período. Toque na aba “SOS” caso esteja se sentindo desconfortável com alguma situação. Escolha seu estado de espírito no momento e visualize algumas sessões de relaxamento específicas para a situação.