Saiba como vão funcionar os serviços essenciais neste feriado prolongado em Belém

Sem Descrição

Em virtude do feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira, 21, o expediente dos órgãos municipais será facultado na sexta-feira, 22, de acordo com a Portaria n° 1.122/2022, publicada no dia 11 de abril, pela Prefeitura de Belém.

Veja como funcionarão os serviços essenciais dos órgãos da Prefeitura:

Administrativo – A Secretaria Municipal de Administração (Semad) informa que não haverá atendimento ao público no prédio do órgão nos dias 21, feriado de Tiradentes, e 22, ponto facultativo. As atividades na Semad retornam com seu expediente normal na próxima segunda-feira, 25 de abril.

Saúde – O que funcionará neste feriado, na rede municipal de saúde:

– 5 Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Belém (Jurunas, Terra Firme, Sacramenta, Marambaia e Icoaraci  – Abertas 24 horas de domingo a domingo;
– 8 Unidades Básicas de Saúde com funcionamento 24h (Jurunas, Bengui I, Tapanã, Icoaraci, Cotijuba, Outeiro, Caranaduba e Baia do Sol).
– Pronto Socorro Mário Pinotti e Pronto Socorro Humberto Maradei Pereira – Seguem funcionando 24 horas de domingo a domingo;
– Hospital de Retaguarda Dom Zico e Hospital Geral de Mosqueiro – setores de urgência 24 horas. Demais setores funcionam de segunda a sexta das 8h às 18h;
– Hospital Veterinário Dr. Vahia – De domingo a domingo das 7h às 19h, com triagem até às 16h;
– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – Funcionamento de domingo a domingo, durante 24 horas;
– Vacinação covid-19 e influenza, quinta e sexta, das 10h às 19h, nos shoppings Pátio Belém, Boulevard, Bosque Grão-Pará, IT Center e Parque Shopping.

Restaurante Popular – A sede administrativa do Banco do Povo de Belém e o Restaurante Popular funcionarão normalmente até a quarta-feira, 20, e não funcionarão no feriado de Tiradentes, 21. Já na sexta-feira, 22, o Restaurante Popular estará aberto, e a sede do Banco do Povo terá expediente facultado.

Segurança – Não haverá atendimento ao público na sede da Comissão de Defesa Civil de Belém nos dias 21 e 22 de abril. As solicitações de vistorias podem ser feitas pelo site da Defesa Civil. Como ocorre em todos os feriados e finais de semana, a equipe operacional trabalhará em regime de sobreaviso e atuará caso seja acionada pelo Centro Integrado de Operações (Ciop).

Já a Guarda Municipal de Belém (GMB) vai realizar, durante o feriado prolongado de Tiradentes, ações de segurança na capital e nos distritos de Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro.

Durante os quatro dias, a GMB vai atuar nessas localidades com 151 guardas municipais dos grupamentos operacional e táticos, 40 motocicletas e 10 viaturas. As ações têm foco na prevenção e ostensividade e combate à violência, visando inibir os índices de delitos.

Além disso, a GMB continua normalmente com serviço ordinário nos 38 postos fixos e rondas em toda a capital. Os logradouros de maior movimento recebem reforço durante o horário de pico.

A GMB disponibiliza o disque-denúncia 153, serviço 24h e gratuito.

Meio Ambiente – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) informa que, por conta do ponto facultativo do feriado de Tiradentes, o atendimento no órgão será suspenso nos dias 21 e 22 de abril. O atendimento ao público será retomado na segunda-feira (25).

Iluminação – No feriado de Tiradentes, a população contará com o serviço de iluminação pública, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), funcionando em esquema de plantão 24 horas.

Ele pode ser acionado pela população por meio do telefone 0800-400-0300, recebendo ligação de números fixos e móveis.

Além disso, a Seurb informa que o atendimento ao usuário na sede do órgão, localizada na avenida Governador José Malcher, nº 1622, será suspenso nos dias 21 e 22 de abril. O atendimento ao público na sede do órgão será retomado no dia 25 de abril.

Habitação – A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) vai seguir o decreto municipal e terá o atendimento ao público suspenso na quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22. As atividades serão retomadas na segunda-feira, 25 de abril.

Mobilidade urbana – Conforme a portaria publicada pela Prefeitura, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que somente os setores operacionais do órgão funcionarão, considerados essenciais no atendimento à população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui