Geral

Reurbanização da Av. Júlio César: Nova Obra da Prefeitura de Belém para a COP-30

Obras na Júlio César

A cidade de Belém está se preparando para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30, com diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e a mobilidade urbana. Entre essas iniciativas, destaca-se a reurbanização da Avenida Júlio César, uma via que começa no bairro do Souza e se estende até Val-de-Cans.

Na manhã desta terça-feira, 11, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Urbanismo (Seurb), assinou a Ordem de Serviço (OS) no valor de R$ 136,6 milhões para dar início às obras de reurbanização, em evento realizado na Praça Dorothy Stang, na Sacramenta.

A OS foi assinada pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelo secretário de Urbanismo de Belém, Lélio Costa. Na primeira fase do projeto, o prefeito destacou que a obra incluirá cinco vias, ciclovias e a preservação de cinco quilômetros de canteiro central da Avenida Júlio César. Além disso, será modernizada a paisagem e a iluminação, com a instalação de postes modernos.

“Vamos ampliar o elevado Daniel Berg na interseção com a Pedro Álvares Cabral e, na entrada da Transmangueirão, próximo ao Aeroporto, resolveremos um problema histórico de alagamento com a construção de uma ponte”, afirmou o prefeito. Ele também garantiu que a modernização da via será feita sem causar transtornos, como ocorreu em outras grandes avenidas da cidade.

O secretário Lélio Costa ressaltou que a requalificação do projeto foi possível graças à visão do prefeito Edmilson, que rejeitou um projeto ultrapassado e propôs uma abordagem mais moderna e adequada às necessidades atuais da cidade.

“O projeto trará qualidade à ciclovia, iluminação pública e preservação ambiental, refletindo o cuidado que o prefeito tem com a cidade, as pessoas e a COP-30”, reforçou Costa.

Detalhes do Projeto

O projeto será executado pelo Consórcio TP BRT Centenário e está dividido em duas fases. A primeira fase, com prazo de execução de 18 meses, abrangerá a Avenida Júlio César entre a Praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans. As obras incluirão terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo e construção de estações de passageiros, além de outras intervenções necessárias para a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit).

Pré-COP e Pós-COP

Na etapa pré-COP-30, que ocorrerá até novembro de 2025, serão realizadas obras de construção de uma ponte elevada entre a Avenida Paulo Frota e o Aeroporto, alargamento das alças do elevado Daniel Berg, reforço da cabeceira da ponte sobre o canal São Joaquim, inserção de faixa de via preferencial, recapeamento e sinalização horizontal da via.

A fase pós-COP-30 incluirá a construção das estações de passageiros, canaletas de tráfego do BRT, restauração das vias de tráfego de veículos, ciclovias, passeios, urbanização, iluminação e drenagem.

Todas as decisões foram discutidas e analisadas em reuniões entre a Seurb, a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades, o Consórcio Gerenciador TPF-Encibra e representantes do Consórcio construtor TP-BRT Centenário. As Licenças Ambientais Prévias (LP) de Instalação (LI) já foram emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Com essas ações, Belém se prepara não só para receber a COP-30, mas também para oferecer uma cidade mais moderna, sustentável e com melhor mobilidade urbana para seus moradores.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

13 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

13 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

13 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

14 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

14 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

1 dia ago

This website uses cookies.