A cidade de Belém está se preparando para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30, com diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e a mobilidade urbana. Entre essas iniciativas, destaca-se a reurbanização da Avenida Júlio César, uma via que começa no bairro do Souza e se estende até Val-de-Cans.
Na manhã desta terça-feira, 11, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria de Urbanismo (Seurb), assinou a Ordem de Serviço (OS) no valor de R$ 136,6 milhões para dar início às obras de reurbanização, em evento realizado na Praça Dorothy Stang, na Sacramenta.
“Vamos ampliar o elevado Daniel Berg na interseção com a Pedro Álvares Cabral e, na entrada da Transmangueirão, próximo ao Aeroporto, resolveremos um problema histórico de alagamento com a construção de uma ponte”, afirmou o prefeito. Ele também garantiu que a modernização da via será feita sem causar transtornos, como ocorreu em outras grandes avenidas da cidade.
O secretário Lélio Costa ressaltou que a requalificação do projeto foi possível graças à visão do prefeito Edmilson, que rejeitou um projeto ultrapassado e propôs uma abordagem mais moderna e adequada às necessidades atuais da cidade.
“O projeto trará qualidade à ciclovia, iluminação pública e preservação ambiental, refletindo o cuidado que o prefeito tem com a cidade, as pessoas e a COP-30”, reforçou Costa.
O projeto será executado pelo Consórcio TP BRT Centenário e está dividido em duas fases. A primeira fase, com prazo de execução de 18 meses, abrangerá a Avenida Júlio César entre a Praça São Cristóvão e o Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cans. As obras incluirão terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo e construção de estações de passageiros, além de outras intervenções necessárias para a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit).
Na etapa pré-COP-30, que ocorrerá até novembro de 2025, serão realizadas obras de construção de uma ponte elevada entre a Avenida Paulo Frota e o Aeroporto, alargamento das alças do elevado Daniel Berg, reforço da cabeceira da ponte sobre o canal São Joaquim, inserção de faixa de via preferencial, recapeamento e sinalização horizontal da via.
A fase pós-COP-30 incluirá a construção das estações de passageiros, canaletas de tráfego do BRT, restauração das vias de tráfego de veículos, ciclovias, passeios, urbanização, iluminação e drenagem.
Todas as decisões foram discutidas e analisadas em reuniões entre a Seurb, a Caixa Econômica Federal, o Ministério das Cidades, o Consórcio Gerenciador TPF-Encibra e representantes do Consórcio construtor TP-BRT Centenário. As Licenças Ambientais Prévias (LP) de Instalação (LI) já foram emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Com essas ações, Belém se prepara não só para receber a COP-30, mas também para oferecer uma cidade mais moderna, sustentável e com melhor mobilidade urbana para seus moradores.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.