Dentro da lista dos 22 hospitais escolhidos pela Diretoria da Festa de Nazaré para receber a réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, o Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei (HPSM do Guamá) recebeu a imagem durante uma cerimônia realizada nesta quinta-feira, 4, com a presença de servidores.

O HPSM do Guamá é um dos hospitais com atuação destacada no combate à pandemia do novo Coronavírus, o que motivou a escolha por parte da Diretoria da Festa, que entrega a imagem em tonalidade branca, de porcelana, para simbolizar a cura, a paz e a indumentária dos profissionais de saúde.

“As Graças da Mãe estão aqui conosco. Quando a Mãe intercede junto ao seu filho, é muito diferente, tem um significado maior, o amor é infinito”, afirmou emocionada a diretora do hospital, Iracilda Pinheiro enquanto a imagem da padroeira dos paraenses percorria os corredores do PSM. “A pandemia exercitou muito a nossa responsabilidade de humanização, de amor e missão pela nossa profissão”, complementou.

O presente da arquidiocese representa um alento aos profissionais da que estão na linha de frente no combate ao vírus. Alex Pacheco, técnico em enfermagem, que atua na UTI do Pronto Socorro do Guamá, foi infectado com a doença e precisou ser internado no local onde trabalha. “Foi uma experiência que me fez refletir sobre a profissão que eu escolhi, pois logo depois voltei para a linha de frente cumprindo a minha missão enquanto servidor público e profissional da saúde. Escolhi salvar vidas, e agradeço aos meus colegas por terem conseguido salvar a minha vida. Agradeço a Arquidiocese pelo auxílio espiritual em relação à restauração da saúde e a fé das pessoas com este ato”.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré também já foi entregue no Pronto Socorro Mario Pinotti (HPSM da 14) e no Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico.

Estrutura – O Pronto Socorro do Guamá é hospital de referência de Urgência e Emergência. Foi reaberto em março deste ano, após reforma total em toda a sua estrutura física. Atualmente, o hospital conta com 36 leitos clínicos, sendo 15 para Covid-19. Dez leitos estão ocupados. Também possui 18 leitos de UTI, sendo quatro para Covid-19. Destes, apenas um paciente encontra-se internado.