Projetos e ações de sustentabilidade ambiental da Prefeitura de Belém têm espaço na programação do X Fospa

Sem Descrição

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu nos anos 2000 algumas metas para o milênio, contando com o apoio de 191 nações e estabelecendo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM. Entre eles, garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, assim como estabelecer parcerias para o desenvolvimento como elementos fundamentais para a elaboração de políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

O contexto internacional acelerou a urgência em aderir compromissos de ações para reverter as mudanças climáticas no mundo, e  cabe à gestão municipal comprometida com um projeto de desenvolvimento urbano sustentável e socialmente inclusivo, protagonizar processos de construção que estejam alinhados com os 120 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana.

Fospa –  No contexto da nova gestão municipal comprometida com a sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) está presente na programação do X Fórum Social Pan-Amazônico (X Fospa), que começa nesta quinta-feira, 28 e se estende até o domingo, 31, no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Belém.

A programação da Semma, na sexta-feira, 29, conta com a participação de diversos departamentos da secretaria. Entre eles, a Assessoria Técnica (Astec), que fará a apresentação do projeto “Área de Conservação do Murutucu”.

O Departamento de Projetos e Paisagismo (DPP) apresenta o “Projeto de Identidade do Paisagismo de Belém”, que visa definir padrão e identidade nos projetos paisagísticos elaborados pela Semma.

Ainda na sexta-feira, 29, tem a participação do Departamento de Controle Ambiental (DCA), que apresentará o projeto do “Sistema de Licenciamento Ambiental Municipal (Sislam)”.

No sábado, 30, o Departamento de Gestão de Áreas Especiais (DGAE) da Semma leva o projeto “Indicativo de Áreas com Potencial para Criação de Unidade de Conservação Municipal”, com a finalidade de localizar as áreas verdes do município de Belém para conservação da biodiversidade na cidade.

A programação ainda conta com a atuação da equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (CEADC), com  exposição de uma série de filmes com temática de educação ambiental. A apresentação do CEADC se estende ao longo do domingo, 31.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui