Projeto sensibiliza estudantes para a importância da reciclagem e coleta seletiva

O Dia Internacional da Reciclagem é celebrado em 17 de maio, e a Coordenação Planejamento e Pesquisa (CPP) da Fundação Escola Bosque (Funbosque) desenvolve ações, dentro do Plano de Gerenciamento de Resíduo Sólidos, para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da coleta seletiva.

Referência – “A Funbosque é uma referência em Educação Ambiental, e isso é muito importante para a ilha de Caratateua e para Belém. O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é parte do nosso compromisso com o meio ambiente, conectando com as questões sociais e ambientais”, explica o presidente da Funbosque, Alickson Lopes.

A importância da reciclagem – A melhor forma de fazer os alunos entenderem sobre a importância de reciclagem é dando exemplo. Por isso, os técnicos do projeto desenvolvem ações de sensibilização junto aos servidores e alunos, como a coleta seletiva nos setores da instituição e a compostagem dos resíduos da varrição das trilhas e dos resíduos orgânicos gerados na cozinha da escola.

“O projeto gerencia os resíduos que são gerados nas áreas de atuação da Funbosque, sendo fundamental para a identificação dos tipos de materiais produzidos em cada atividade, bem como para a proposição de formas de tratamento e destinação final que será dada para cada tipo de resíduo”, explicou Gessica Silva, engenheira ambiental da CPP.

Consciência ambiental – Para que se crie uma consciência sobre a importância da reciclagem, é preciso mostrar o processo e quais são os principais tipos de resíduos e as cores correspondentes a cada um deles, além de explicar que dentro dos resíduos existem aqueles que podem e os que não podem ser reciclados.

Com essa educação ambiental, os alunos, desde cedo, começam a respeitar o meio ambiente e a entender que a coleta seletiva pode ser uma forma de gerar renda para muitas famílias.

Importância de aprender – “Mediante a revolução tecnológica, sabemos que, cada vez mais, estão sendo extraídos os recursos das natureza. Por isso, é de suma importância aprendermos como podemos reaproveitar mais os matérias reciclados, contribuirmos com a conscientização dos nossos familiares e realizarmos a coleta seletiva em nossos lares”, contou o aluno do segundo ano do ensino médio, Anderson Simite.

Segundo a equipe técnica do projeto, o resultado das coletas dos espaços são repassados para a Cooperativa Cocadout, que é parceira no projeto e dá o destino adequado para o material.

Sensibilização – O Dia Mundial da Reciclagem foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar toda sociedade sobre importância da coleta seletiva, minimizando o impacto causado pelo homem ao meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui