Projeto da USP abre inscrições de cursos gratuitos via WhatsApp para docentes

O Programa ATIVAR! Metodologias por WhatsApp abriu as inscrições para os cursos gratuitos via aplicativo de mensagem. Estão sendo disponibilizadas 1.100 vagas para qualificação profissional de educadores de todo o Brasil. O programa é uma realização do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com Instituto Iungo. As inscrições vão até o próximo domingo (6) via formulário no site do programa.

Para participar do processo seletivo do Programa ATIVAR!, os candidatos para os cursos de Linguagens, Humanidades e Ciências devem estar atuando em sala de aula nos anos finais do  Ensino Fundamental – 6º ao 9º anos – e/ou do Ensino Médio. Já para as turmas dos cursos Novas arquiteturas Pedagógicas, Projetos de vida e o Bom professor, podem se inscrever gestores, coordenadores pedagógicos, ou docentes de qualquer disciplina curricular.

As aulas serão realizadas entre os dias 23 de março e 29 de maio. Os organizadores recomendam que os educadores participantes dediquem, ao menos, 15 minutos diários para as atividades de leitura e reflexão, que serão enviadas de segunda a sexta-feira pelo WhatsApp do participante. Os cursistas também deverão dedicar ao menos uma hora semanal no desenvolvimento de atividades do curso na sua escola.

Conforme explica o edital da seleção, o NAP e o Instituto Iungo emitirão certificado de conclusão do curso com carga horária de 40 horas para os alunos que cumprirem a exigência de participação em pelo seis sessões de tutoria semanal síncrona, e atingirem nota mínima 7,0 (sete) em escala de 0 a 10 na média dos trabalhos individual e de grupo de conclusão do curso.

O edital também informa que serão selecionados os inscritos que, além de cumprirem as exigências básicas como estar lecionando e possuírem diploma de graduação, responderem três questões específicas, sendo elas:

1) Explique as suas intenções, aspirações e expectativas para participar dos cursos “ATIVAR!”;

2) Cite e descreva um exemplo de projeto desenvolvido por você e/ou a sua escola que foi transformador para a comunidade escolar;

3) Se você tivesse poderes para reinventar as práticas escolares e suas aulas, como seriam as aulas e a escola? Pense nas demandas da sociedade atual, em uma educação de qualidade e como seria a escola ideal. Queremos conhecer a sua utopia para a educação.

Os educadores classificados serão convocados para matrícula por meio de uma chamada, a ser divulgada em 17 de março de 2022. Já as matrículas em seus respectivos cursos ocorrerão entre os dias 18 e 19 de março de 2022. Mais informações, podem ser consultadas via edital.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui