Programação oficial de verão atrai milhares de veranistas e turistas a Mosqueiro

Homens da Guarda Municipal, Polícia e Militar e apoio da Agência Distrital na operação de segurança pública, em Mosqueiro.

A programação do Verão da Gente, promovido pela Prefeitura de Belém, atraiu milhares de veranistas e turistas à ilha de Mosqueiro, neste final terceiro final de semana das férias do mês de julho.

A estimativa dos órgãos da segurança pública, entre os quais a Guarda Municipal de Belém e a Polícia Militar, é que um público superior a cem mil pessoas passaram pelos corredores das principais praias da bucólica. O balanço parcial das autoridades de segurança aponta tranquilidade, sem casos de violência grave, acidentes de trânsito ou crimes contra a vida.

No domingo, 17, foi realizada também a operação de combate ao uso das linhas enceradas, também conhecidas como linhas chilenas, nas praias e no pórtico de acesso a Mosqueiro. Segundo o coronel da Polícia Militar, Glauco Coimbra, diretor de Operações da Secretaria de Estado de Segurança Púbica (Segup), foram apreendidos milhares de metros do produto, sem resistência por parte dos portadores.

“Estamos dando cumprimento à Lei 9585, de maio deste ano, que estabelece as regras de proibição de fabricação, posse e uso dessa linha encerada, então quem insistir em vender ou usar está sujeito à penalidade como detenção da pessoa ou pagamento de multas, mas até agora não houve resistência e o material recolhido será incinerado”, explicou.

A força-tarefa de segurança no distrito de Mosqueiro tem aprovação do público. São três operações contínuas no pórtico de acesso a Mosqueiro, orlas das praias e praças e casas noturnas.

As fiscalizações começam desde cedo no pórtico, com abordagem policial e órgãos de saúde que conferem documentação, passaporte de vacinação e documentos de crianças. A Agência Distrital de Mosqueiro faz parte da operação na fiscalização do comércio de ambulantes em vias públicas.

Diversão – As praias do Farol e do Chapéu Virado registraram maior concentração de público. Os banhistas aproveitaram muito o clima de tranquilidade, sol e maré cheia. Quem chegou cedo ainda conseguiu uma sombra ao pé de uma árvore e sentado na areia.

A dona de casa Regina Alencar da Cruz, moradora do bairro do Telégrafo, em Belém, era uma delas. “Mosqueiro tá tudo maravilhoso, estamos aproveitando o verão com a família e os amigos”, disse. A jovem Graziela Ribeiro estava com a filha Ayla, de um ano e nove meses. “Tá ótimo! Muito sol e praia, tudo de bom”, completou.

Shows – Outra boa opção para quem está aproveitando a programação do Verão da Gente, em Mosqueiro, é a agenda cultural realizada no coreto da Praça da Matriz. Mais de cinco mil pessoas cruzaram o local para se divertir, dançar e cantar com os artistas. Neste último final de semana, a cantora Creuza Gomes, arrastou uma multidão.

“Estou muito feliz com essa oportunidade que a Prefeitura de Belém está abrindo para nossa classe.Eu tenho 52 anos de carreira e me considero uma cantora eclética, meu repertório tem de tudo, mas com foco nas serestas e grandes sucessos da música brasileira”, disse.

No sábado, 16, o músico e professor da Fundação Carlos Gomes, Cizinho, também empolgou o público e abriu o show para seus alunos de canto.

“Eu estou muito honrado pelo convite, pois, toquei quando era moleque nesse coreto e é uma emoção muito grande por que reunimos pessoas talentosas e com vozes maravilhosas”, elogiou. Já o cantor Bilão disse que retornar a Mosqueiro para se apresentar no coreto da praça é sempre gratificante. “Estou muito feliz e vamos alegrar esse público maravilhoso”, completou.

Inclusivo – O caráter inclusivo da programação do Verão da Gente também é destacado pelos professores de Mosqueiro que estão atuando dos eventos. O professor de dança Bira Marques, que mantém projetos com pessoas idosas de Mosqueiro, Ananindeua e Marituba, disse que o verão está lindo.

“Podemos destacar a importância dessa inclusão. Você está vendo e sentindo como as pessoas estão felizes, principalmente, nossos idosos e as pessoas com deficiência, que agora estão tendo mais dignidade com o banho acessivo, que é algo emocionante”, comentou.

Programação – A alegria do Verão da Gente em Mosqueiro segue com ações de esporte e lazer no palco da praia do Farol, na Baía do Sol e agenda de shows na praça do coreto.

Segundo a agente distrital, Vanessa Egla, a programação do Verão da Gente foi construída com participação popular e valorizando a cultura e respeito às pessoas.

“É uma agenda positiva de governo com participação de grandes secretarias como Esporte e Lazer, Saneamento, Urbanismo, Economia, Educação, Trânsito, conselheiros do Tá Selado e a comunidade, eu estou muito feliz com esse resultado, a alegria das pessoas e todos que escolhem Mosqueiro como ponto de lazer”, destacou.

Agenda de serviços

Operação de Segurança – Pórtico, orla, praças e casas noturnas;

Esporte e Lazer – Palco do Farol – praia do Farol – Aulões de ritmo, yoga, danças, hidroginástica, Brinca Belém, banho acessivo;

Coreto da Praça

22/07
Moqueio Tupinambá
Renato Lu

23/07
Renato Torres
Alan Navegantes

29/07
Rosangela Maria
Paulo Ivan

30/07
Alan Carvalho
Nilson Chaves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui