Programa Navegapará terá mais 49 infocentros

Propostas para implantação de novos infocentros do Programa Navegapará foram apresentadas por instituições de 21 municípios paraenses
Propostas para implantação de novos infocentros do Programa Navegapará foram apresentadas por instituições de 21 municípios paraenses

O Diário Oficial do Estado divulgou nesta segunda-feira, 22, o segundo resultado do edital de seleção pública de propostas para implantação de novos infocentros do Programa Navegapará, na Modalidade 1 intitulada “Link de Internet”. Ao todo, 49 propostas foram aprovadas, vindas de instituições pertencentes a 21 munícipios paraenses, como Salinópolis, Maracanã, Benevides, Abaetetuba, Castanhal e Moju, entre outros. Todos passarão a contar com centros públicos de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação, além de serviços como cursos, oficinas e outras atividades que promovam capacitação na área.

O edital de Modalidade “Link de Internet”, lançado em 2013 pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), é voltado para órgãos públicos e entidades do terceiro setor. Por meio do certame, as instituições selecionadas receberão, gratuitamente, conexão à internet através da rede do Navegapará, serviços públicos por intermédio do Sistema de Gerenciamento do Programa, treinamento dos monitores indicados pelas entidades e material didático para cursos de informática básica. Além disso, será concedido, em regime de comodato, um kit cliente contendo materiais de informática para viabilizar a conexão de internet nos infocentros.

O edital dá continuidade à nova forma de gerir o Navegapará, com o objetivo de multiplicar as modalidades de concessão dos infocentros e buscar novas parcerias. “Buscamos ampliar os parceiros do Programa Navegapará de modo a torná-lo mais sustentável. Esta é a melhor forma dar continuidade e assegurar o aumento do número de infocentros para permitir que um maior número de pessoas continue se beneficiando com o acesso gratuito à internet e a iniciação ao aprendizado das Tecnologias da Comunicação”, afirma o titular da Secti, Claudio Ribeiro.

A Secti enviará às instituições selecionadas os acordos de cooperação técnica para que possam ser assinados. A expectativa é de que os novos infocentros sejam inaugurados no primeiro semestre de 2015.

As inscrições para participar do edital continuam abertas até o dia 30 deste mês. Para se inscrever, as instituições participantes deverão apresentar algumas contrapartidas, como a manutenção dos espaços, a garantia de acesso a todas as pessoas da comunidade interessadas em participar das atividades do infocentro e o atendimento ao público, com o auxílio de monitores, em horários que permitam o máximo uso pela população. É permitida a formação de parcerias entre as instituições participantes e setores públicos ou privados, no intuito de potencializar as atividades dos Infocentros. Confira mais detalhes sobre o edital no link: http://secti.pa.gov.br/?q=node/2766.

Confira os selecionados do segundo resultado no endereço:http://secti.pa.gov.br/sites/default/files/2%C2%BA%20RESULTADO%20DO%20EDITAL%2002-2014.pdf

Igor  de Souza
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação