Geral

Programa do Ministério da Saúde Vigiagua vai monitorar acesso à água tratada no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou a elaboração de um painel de informação para facilitar o acompanhamento do acesso à água com tratamento adequado pela população brasileira. O anúncio foi feito durante a Reunião Nacional Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) .

A ferramenta utiliza uma abordagem visual simples, com cores para indicar a proporção da população com acesso à água tratada conforme os requisitos de norma vigente. Municípios com mais de 80% da população com o tratamento mínimo exigido aparecem em azul, enquanto os que têm menos de 20% são representados por bolinhas vermelhas. Cores intermediárias (verde, amarelo e laranja) indicam diferentes níveis de cobertura com água tratada.

“Nosso objetivo é que a população possa acessar essas informações e entender rapidamente a situação do abastecimento de água na sua localidade”, explicou a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde Ambiental , Eliane Ignotti.

O painel será uma ferramenta fundamental também para os gestores municipais e estaduais. “Estamos aguardando a atualização das informações para garantir o alinhamento adequado dos dados. O objetivo é proporcionar uma visão mais compreensível e simplificada sobre o tratamento da água, facilitando a interpretação das condições em cada município”, acrescentou Eliane.

O painel permitirá aos técnicos uma visão detalhada da situação por região, Unidade da Federação e Regional de Saúde, o que vai possibilitar uma análise mais aprofundada das condições de abastecimento de água no Brasil. Eliane reforçou que o objetivo é fortalecer a política pública de acesso à água tratada. O painel será apresentado ao grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde e posteriormente será disponibilizado para acesso público.

Agrotóxicos

Ainda no âmbito da Reunião Nacional do Vigiagua, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente publicou as “Diretrizes para o Monitoramento de Agrotóxicos em Água para Consumo Humano” . A publicação tem como objetivo orientar os técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental (VSA) de todo o Brasil na ação de monitoramento de agrotóxicos na água para consumo humano, com ênfase nas populações mais vulneráveis.

Dada a crescente preocupação com o uso de agrotóxicos, que podem persistir como resíduos no solo, na água e no ar, o Brasil, segundo maior consumidor mundial dessa substância, necessita de monitoramento contínuo.

A norma em vigor define os valores máximos permitidos de agrotóxicos na água para consumo humano e estabelece obrigatoriedade para os responsáveis pelas formas de abastecimento de água a realizar o monitoramento, levando em conta as características das bacias hidrográficas e a sazonalidade das culturas. Com as diretrizes, o Ministério da Saúde pretende fortalecer a vigilância proativa, com o propósito de mitigar os riscos à saúde no enfrentamento dos impactos dos agrotóxicos.

Recent Posts

Como fazer muda de antúrio sem danificar as raízes

Se você tem um antúrio exuberante em casa e já se perguntou se dá para…

1 hora ago

Pará e Guiana Francesa tratam sobre cooperação científica para a Amazônia

O Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas…

12 horas ago

Saúde de Belém ganha reforço com novo Postão no Jurunas

A saúde pública de Belém deu um passo importante nesta quarta-feira (30), com a assinatura…

12 horas ago

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

Um total de 694 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos,…

13 horas ago

SuperNorte 2025 inicia sua 26ª edição de 7 a 9 de agosto no Hangar

O Encontro do Varejo com o Futuro: SuperNorte 2025 Ilumina Belém   Belém se prepara…

13 horas ago

Por que tantas pessoas queimam folha de louro nas sextas-feiras?

É só chegar o fim da semana para que uma cena se repita em muitos…

1 dia ago

This website uses cookies.