Programa disponibilizará 250 bolsas de estudo para intercâmbio na Hungria

Vagas são destinadas para alunos brasileiros de graduação, mestrado e doutorado

O programa Stipendium Hungaricum (SH), resultado da Ministério da Educação (MEC) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Exterior da Hungria, irá disponibilizar 250 vagas para estudantes brasileiros que queiram fazer um intercâmbio na Hungria.

As inscrições serão feitas pelo site www.stipendiumhungaricum.hu a partir do dia 16 de novembro de 2020 e seguem até 15 de janeiro de 2021. Para participar da seleção, é preciso ter 18 anos completos até o dia 31 de agosto do ano que for iniciar os estudos na Hungria. Além disso, é necessário apresentar um certificado de proficiência em inglês de nível intermediário, emitido por qualquer instituição de idioma.

O programa prevê a isenção das taxas universitárias e garante auxílio mensal de 390 a 500 euros para alunos de doutorado e de 120 euros para alunos de graduação e mestrado durante o período de estudos. As bolsas incluem também alojamento gratuito e uma ajuda de custo para acomodação no valor de 110 euros.

Além desses benefícios mencionados acima, os selecionados receberão seguro médico no sistema público de saúde da Hungria, que também é um dos benefícios que os participantes irão receber, além de uma carteira de estudante que oferece descontos no transporte público, museus e eventos. A legislação húngara permite 24 horas semanais de trabalho para quem possuir permissão de residência como estudante no país.

Coordenado pela Fundação Tempus, o programa Stipendium Hungaricum conta com mais de 60 países parceiros em todo o mundo. As áreas acadêmicas de destaque são as ciências naturais e agrárias, além de cursos de Engenharia, incluindo estudos nucleares. Serão contemplados cursos de graduação, mestrado, doutorado, cursos preparatórios em húngaro e cursos de especialização.

* Com informações do MEC

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil