Pro Paz Enem é ferramenta para preparar alunos da rede pública de ensino

Resize (3)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem este ano mais de sete milhões de inscritos no país, dos quais 31,5% são da região Norte. Com o objetivo de preparar estudantes da rede pública estadual de ensino para a prova, a Fundação Pro Paz e a Secretaria Estado de Educação (Seduc) lançaram o Pro Paz Enem, que terá aulões sobre os principais temas do conteúdo programático do exame, na capital e em municípios do interior. O projeto engloba ainda a capacitação de professores e aulas on-line para download.

O lançamento do projeto na aula inaugural,  neste sábado (22), de 8h ao meio-dia, no auditório do Centur, da Fundação Cultural do Pará (FCP). Os aulões serão gratuitos e ministrados na região metropolitana de Belém e nos municípios de Abaetetuba, Breves e Benevides. As aulas serão divididas em assuntos de onze matérias das quatro áreas de conhecimento e contarão, também, com professores da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). As atividades são destinadas a estudantes de escolas públicas, mas qualquer aluno pode se inscrever. O objetivo é alcançar cinco mil alunos.

O Pro Paz Enem também vai fazer a capacitação de professores da rede pública de ensino na preparação de questões que possam subsidiar os alunos nos dias da prova. O objetivo é estabelecer parceria entre diretores e coordenadores das escolas a fim de levar a formação qualificada para dentro das instituições públicas e particulares. O projeto conta com uma equipe formada por 21 professores, que oferecerá plantões para tirar dúvidas dos alunos em canais interativos on-line, e com uma caravana itinerante nas escolas por meio da Central Enem.

Com o objetivo de também levar as aulas para outros municípios do Estado, o projeto terá um programa semanal ao vivo na TV Cultura, com plateia formada por alunos de escolas públicas do Estado. Os episódios serão divulgados nas redes sociais do Governo do Pará. O Enem deste ano será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro.

Agenda da caravana Pro Paz Enem

22/08 – Belém

23/08 – Benevides

29 e 30/08 – Abaetetuba/ Breves

12 e 13/09 – Benevides

19 e 20/09 – Abaetetuba/ Breves

26 e 27/09 – Benevides

3 e 4/10 – Abaetetuba/ Breves

17 e 18/10 – Benevides

Mayara Albuquerque
Fundação Pro Paz