Previdência do município busca reconhecimento em boas práticas de gestão

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) realizou, nesta quinta-feira, 17, reunião sobre o planejamento estratégico do órgão. O encontro ocorreu no gabinete da presidência da autarquia municipal, em sua sede, na Avenida Almirante Barroso, no Marco, e reuniu os titulares de diretorias e Chefia de Gabinete do Instituto.

O objetivo é que o órgão municipal atinja diversas metas para alcançar o nível I do Pró-Gestão, o programa nacional de certificação da Secretaria de Previdência (SPrev) que visa reconhecer as boas práticas de gestão adotadas nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) no Brasil.

Excelência – O planejamento visa inserir o Instituto no Pró-Gestão em níveis de excelência, o que não ocorreu nas gestões anteriores. “Inicialmente, estamos providenciando a adesão do IPMB ao Pró-Gestão. As nossas diretrizes são a valorização do serviço e dos servidores públicos; a formação e humanização com e para servidoras e servidores, e a humanização do atendimento”, destaca Edna D’Araújo, presidente do IPMB.

Metas exigidas – Atualmente, o IPMB já cumpriu grande parte das metas exigidas pelo Pró-Gestão para obter a certificação, entre elas, a criação da seção de Transparência no site institucional; o desenvolvimento de sistemas e de estrutura tecnológica; a criação do Projeto Sala de Espera e a criação do canal de comunicação do tipo “Fale Conosco”.

Ela ressalta que, a partir das diretrizes estratégicas de Governo e mediante análise situacional do Instituto, foram estabelecidos fundamentos para a previdência municipal, como gestão célere, responsável, moderna e humanizada.

Valorização e fortalecimento – “Buscamos a valorização dos nossos segurados e o fortalecimento do RPPS, por meio de um espaço acolhedor e humanizado, bem como, a busca em alcançar um equilíbrio fiscal das contas do órgão municipal”, explica a gestora.

Na reunião, ficou definido que o IPMB vai promover um curso de capacitação, denominada RHs e Rotinas Previdenciárias, a gestores de Recursos Humanos (RHs) dos órgãos municipais para repassar orientações sobre instruções de processos previdenciários, e também vai realizar o projeto  A Previdência é Nossa, para promoção da educação previdenciária na compreensão do papel do RPPS municipal, voltado aos servidores.

Na reunião, os gestores trataram também sobre a revisão da legislação previdenciária, como a Lei Municipal n.º 9.286, de 2017, que criou o IPMB, e a Lei Municipal n.º 8.466, de 2005, sobre a reestruturação do Instituto no particular ao Regime Próprio de Previdência Social do município de Belém e alterações posteriores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui