Prêmio Sistema FIEPA reconhece o trabalho da comunicação paraense

Os profissionais da imprensa paraense foram os grandes destaques na noite de entrega do Prêmio Sistema FIEPA de Jornalismo
Os profissionais da imprensa paraense foram os grandes destaques na noite de entrega do Prêmio Sistema FIEPA de Jornalismo

 

Os profissionais da imprensa paraense foram os grandes destaques na noite de entrega do Prêmio Sistema FIEPA de Jornalismo, que aconteceu na última quinta-feira, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), que também contava com o apoio de importantes parceiros e patrocinadores, premiou pelo segundo ano consecutivo os profissionais que mais se destacaram em 2014. Dividida em três modalidades, a premiação foi entregue a 20 jornalistas de diferentes veículos de comunicação.

De acordo com o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, a instituição decidiu investir numa premiação voltada especialmente à imprensa como forma de incentivar e homenagear o trabalho dos jornalistas paraenses, que é “tão importante na busca por novas conquistas para o Estado”, afirmou Conrado.

No segundo ano consecutivo da premiação a participação da imprensa paraense aumentou. Só no Prêmio Especial Jornalista Raimundo Pinto foram 53 reportagens inscritas, 30% mais que ano passado. “Os jurados tiveram que ser muito criteriosos, pois percebemos que a qualidade das matérias melhorou bastante, principalmente na categoria web. A disputa entre os concorrentes dos impressos também foi apertada. Para nós é muito gratificante perceber esse avanço”, comemora Cleide Pinheiro, diretora da Temple Comunicação que coordena a premiação.

Na modalidade Profissionais do Ano, os grandes vencedores da noite foram: Apresentador– Layse Santos, da TV Liberal; Blogueiro – Jeso Carneiro, do Blog do Jeso; Colunista de Notícia – Bernardino Santos, do Jornal O Liberal; Colunista Social – Ismaelino Pinto, do Jornal O Liberal; Editor – Christian Emanoel, do Jornal O Liberal; Locutor – Adonai do Socorro, da Rádio Liberal; Produtor – Izabel Chaves, da Rádio Cultura; Repórter Cinematográfico – Amilton Torres, da TV RBA; Repórter de Mídia Imprensa – Dilson Pimentel, do Jornal O Liberal; Repórter de Rádio – Celso Freira, da Rádio Liberal; Repórter de TV – Guilherme Mendes, da TV Liberal; Repórter Fotográfico – Cézar Magalhães, do Diário On Line; Repórter Web – Thais Rezende, do G1 Pará.

Já na modalidade Prêmio Especial Jornalista Raimundo Pinto os trabalhos agraciados com a premiação de R$ 12.500 foram: categoria Rádio – Sabores do Pará (Iris Bastos, da Rádio Cultura); categoria TV – A produção do queijo de búfala no Marajó (Adriana Martins, Caio Condurú, Eriércio Furtado, Lorena Rodrigues, Márcio Lopes, Ticiane Rodrigues, Vladiana Alves e Walmir Amoras); categoria Web – Da argila à sala de estar: a indústria de cerâmica no Pará (Bruno Magno, do Portal ORM News) ; categoria Impresso – Tecnologia que move a vida (Felipe Melo, Filipe Sanches, Moisés Sarraf e Tarso Sarraf, do Jornal O Liberal).

Vencedor da categoria impresso, Tarso Sarraf agradeceu à FIEPA pela premiação e disse que irá doar parte do valor do prêmio para o personagem apresentado na matéria. O garoto Rafael, de quatro anos de idade, vítima de hidrocefalia tem dificuldades para se locomover por conta da doença e, pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta), ligado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), dão esperanças para que a criança possa andar com o auxílio de uma roupa especial, uma espécie de exoesqueleto.

Homenageados – Na modalidade Prêmio Especial Sistema FIEPA Personalidade de Comunicação, a Federação irá premiar três profissionais da imprensa paraense que foram destaque no ano de 2014. Serão homenageados os jornalistas Daniel Nardin, Ronaldo Porto e Vanessa Libório.

Daniel Nardin, atual secretário de Estado de Comunicação, é jornalista formado pela Universidade Federal do Pará (Ufpa) e mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade de Brasília (UnB). Atua no mercado paraense há cerca de dez anos, já tendo sido redator on-line no Portal ORM e repórter freelancer da revista Época e dos especiais Veja Belém. Também integrou por quase dois anos a equipe de comunicação da FIEPA. Entre 2008 e 2014 foi assessor de comunicação do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Já o homenageado Ronaldo Porto, advogado por formação e professor universitário, começou sua carreira na comunicação em 1969 produzindo reportagens para a Rádio Marajoara. Esteve à frente da cobertura de alguns eventos de proporção mundial pela Rádio Clube e, atualmente, apresenta a edição local do programa Brasil Urgente, na TV RBA.

A jornalista Vanessa Libório começou como estagiária no departamento de publicidade da TV Liberal, onde passou alguns anos até chegar ao setor de jornalismo. Firmou-se na TV Record como repórter de rede nacional, gerando conteúdo do Pará para todo o Brasil. Em 2014 foi convidada para integrar o núcleo de reportagens especiais da TV Record, em São Paulo.

A iniciativa do Sistema FIEPA de homenagear os destaques do ano da comunicação paraense contou também com o patrocínio da Extrafarma, Vale, Mineração Rio do Norte (MRN), e com o apoio institucional da Hydro, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor) e do Escritório de Advocacia Silveira, Athias, Soriano de Mello, Guimarães, Pinheiro e Scaff.