Prefeitura reforça segurança nas praias e distritos de Belém

O segundo sábado das férias escolares é marcado pela presença preventiva da Guarda Municipal de Belém e um fluxo maior de visitação de veranistas e turistas nos distritos e ilhas da capital. As ações realizadas pela GMB visam prevenir, fiscalizar, patrulhar  logradouros públicos, estabelecimentos comerciais, proteção do patrimônio e a coibir vandalismo.

No pórtico de Mosqueiro, os agentes da GMB realizadas fiscalização durante a manhã, em barreira integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos das esferas municipal e estadual, com abordagens de carros, motos, vans e ônibus, com o intuito de identificar crianças e adolescentes desacompanhados, com bebidas alcoólicas, bem como,  entorpecentes, foragidos da justiça e veículos roubados.

Rondas – Os agentes dos grupamentos de Ações Táticas(GAT)  e Ronda Ostensiva Municipal- ROMU realizaram rondas nas praias e logradouros durante todo o dia,  por motos, viaturas e a pé.

O mecânico e morador de Belém, Antônio Ferreira, costuma frequentar nas férias e feriados as praias de Mosqueiro e aprovou a operação verão. Ele afirmou que a fiscalização é necessária para se ter uma segurança melhor.

“Sou a favor das barreiras e abordagens, pois traz segurança. Fiquei feliz com essa ação e de ver muitos guardas patrulhando Mosqueiro, ainda mais com grande número de carros e ônibus chegando,” contou Antônio.

Orientação e prevenção

As praias da ilha de Outeiro receberam rondas constantes. Os guardas dos grupamentos de Ações Táticas com Cães (ATAC) fizeram patrulhamento com o auxílio do cão de faro adestrado. Os jovens e crianças receberam orientação dos agentes sobre a proibição do uso de linhas cortantes compostas de vidro moído conhecidas como cerol, linha chilena e similares nas pipas, conforme proíbe a Lei 9.597.

A Orla e o trapiche de Icoaraci receberam reforço de segurança durante os horários de maior movimento. Em Cotijuba, do trapiche à praia do Vai Quem Quer, a segurança foi realizada pelos motopatrulheiros da Ronda da Capital (Rondac). A ilha do Combu recebeu patrulhamento fluvial através dos guardas da Inspetoria Especial de Ações Táticas (IEAT).

Sábado tranquilo

A operação “Verão da Gente 2022” teve início no dia 2 de julho e segue até  dia 31. Estão sendo empregados cerca de 250 guardas municipais, em escala de revezamento, 20 motos, 10 viaturas, uma lancha, e um ônibus de videomonitoramento 24 horas, instalado na Praia do Farol,  em Mosqueiro.

“Apesar do grande número de pessoas, até o momento não tivemos ocorrência de grande relevância”, ressaltou Éder Melo, Inspetor do Grupamento de Ações Táticas  e coordenador da Operação Verão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui