Prefeitura divulga balanço parcial das ações de segurança durante o veraneio nos distritos de Belém

A Operação Verão da Gente realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, prossegue até o final do mês de julho reforçando o patrulhamento preventivo e ostensivo nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci, Cotijuba e Combu. O objetivo é promover a segurança durante toda a temporada de férias.

O balanço parcial das ações do Verão da Gente 2022 aponta que nos três primeiros finais de semana do mês, de 2 a 17 de julho, foram expedidas 291 ordens de serviço e mais de 12.470 pessoas foram abordadas e orientadas sobre medidas de prevenção, menor desacompanhado de responsável e bebidas alcoólicas.

Além da proibição de uso de linha cortante, sendo que durante as rondas nas praias 35 carretéis fracionados de linhas cortantes foram recolhidos após a orientação da Guarda Municipal sobre a lei municipal n° 9.455 e a estadual n° 9.597, que proíbem o uso de linhas enceradas.

No mesmo período 455 veículos, entre ônibus, vans, motos, carros e embarcações, foram fiscalizados. Duas casas de show receberam fiscalização por parte da GMB integrada com o juizado da Infância e Juventude. A GMB intensificou as operações de rondas nos bairros e praias das ilhas, resultando em 18 registros de ocorrências.

Segundo o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, as ações com números positivos indicam um esforço intenso dos grupamentos escalados para a missão verão.

“Ainda não tivemos registros de ocorrências de grande gravidade, demonstrando comprometimento e efetividade por parte do planejamento e dos guardas e consequentemente, observamos a satisfação dos veranistas em poder contar com a segurança de dia e de noite”, disse Joel.

O inspetor explica, ainda, que as ações do verão envolvem a integração de vários órgãos. “Além dos guardas municipais, as ações contam com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Juizado, Bombeiros e secretarias municipais”, ressaltou.

Pela Guarda Municipal, 250 agentes dos grupamentos Operacional, Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), 12 viaturas, 28 motocicletas, um ônibus de monitoramento e uma lancha estão envolvidos nas ações.

A GMB reforça que o serviço de segurança preventiva continuará até o dia 31 de julho e pede que a população contribua com as ações denunciando qualquer tipo de movimentação ou suspeita, pelo telefone 153.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui