Pará+

Prefeitura de Belém promove capacitação de funcionários e proprietários dos restaurantes da Orla de Icoaraci

Agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, na mobilização dos restaurantes para o Festival Gastronomia das Ilhas.

A orla de Icoaraci, importante ponto turístico do município, receberá a terceira edição do Festival Gastronomia das Ilhas, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), com apoio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Universidade da Amazônia (Unama) e Agência Distrital de Icoaraci (Adic).

A programação pretende movimentar o setor do turismo e gastronômico da Vila Sorriso, como carinhosamente é conhecido o distrito. Também vai promover capacitação para os funcionários dos restaurantes, bares e barracas da praia do Cruzeiro, que participam do circuito.

Fomento à economia alimentar

O festival Gastronomia das Ilhas fomenta a culinária da capital paraense. Em Icoaraci o festival ocorrerá nos dias 2, 3, 9 e 10 de julho na Orla de Icoaraci. Os estabelecimentos participantes do festival vão criar pratos especiais e inéditos para o evento ao preço individual de R$ 59,90, com direito à entrada, prato principal e sobremesa.

As ilhas de Mosqueiro e do Combu, já receberam a programação que atraiu milhares de visitantes.
A cidade de Belém manté desde 2015 o título de Gastronomia Criativa, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Na última terça-feira, 21, a equipe da Adic percorreu toda a extensão da orla para formalizar o convite, realizando o preenchimento da ficha de cadastro dos estabelecimentos que apresentam interesse em participar do circuito e também realizou o convite para apresentação do projeto, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório da Escola Municipal Alfredo Chaves.

Capacitação

Etapa importante do projeto também é a capacitação dos funcionários dos estabelecimentos, que começou neste dia 22 e segue até à sexta-feira, 24, no auditório da Escola Alfredo Chaves, no bairro do Cruzeiro.

São ofertados cursos de Precificação e Montagem de Pratos, Habilidades Básicas Cozinha e o de Manipulação de Alimentos. Os cursos são ministrados em parceria da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Fundação Escola Bosque e Uuniversidade da Amazônia (unama).

“Muito importante para Icoaraci, principalmente para Orla de Icoaraci, pois irá intensificar as visitações, e também para os restaurantes aprimorarem seus estabelecimentos com novos pratos e com a qualificação dos seus funcionários”, afirma o empresário, Jaime Coelho, proprietário do Restaurante e Peixaria La Chapa, que participou da apresentação do festival.

Verão 2022 – O agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, explica que o festival é um incentivo da Prefeitura de Belém ao turismo gastronômico e ressalta os serviços e as atividades culturais que estão sendo planejadas para o mês de julho para movimentar a economia no distrito.

“O Festival Gastronomia das Ilhas será a abertura oficial do Verão 2022 em Icoaraci, o qual, além do evento, consistirá na execução de várias atividades e serviços para atender as demandas dos serviços públicos de manutenção do distrito, como limpeza das vias públicas, revitalização das entradas e canteiros centrais, calçadas, praças e pontos turísticos devido ao aumento do fluxo de pessoas no período das férias escolares em Icoaraci”, informa Gregório.

Sair da versão mobile