Prefeitura de Belém promove capacitação de funcionários e proprietários dos restaurantes da Orla de Icoaraci

Agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, na mobilização dos restaurantes para o Festival Gastronomia das Ilhas.

A orla de Icoaraci, importante ponto turístico do município, receberá a terceira edição do Festival Gastronomia das Ilhas, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), com apoio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Universidade da Amazônia (Unama) e Agência Distrital de Icoaraci (Adic).

A programação pretende movimentar o setor do turismo e gastronômico da Vila Sorriso, como carinhosamente é conhecido o distrito. Também vai promover capacitação para os funcionários dos restaurantes, bares e barracas da praia do Cruzeiro, que participam do circuito.

Fomento à economia alimentar

O festival Gastronomia das Ilhas fomenta a culinária da capital paraense. Em Icoaraci o festival ocorrerá nos dias 2, 3, 9 e 10 de julho na Orla de Icoaraci. Os estabelecimentos participantes do festival vão criar pratos especiais e inéditos para o evento ao preço individual de R$ 59,90, com direito à entrada, prato principal e sobremesa.

As ilhas de Mosqueiro e do Combu, já receberam a programação que atraiu milhares de visitantes.
A cidade de Belém manté desde 2015 o título de Gastronomia Criativa, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Na última terça-feira, 21, a equipe da Adic percorreu toda a extensão da orla para formalizar o convite, realizando o preenchimento da ficha de cadastro dos estabelecimentos que apresentam interesse em participar do circuito e também realizou o convite para apresentação do projeto, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório da Escola Municipal Alfredo Chaves.

Capacitação

Etapa importante do projeto também é a capacitação dos funcionários dos estabelecimentos, que começou neste dia 22 e segue até à sexta-feira, 24, no auditório da Escola Alfredo Chaves, no bairro do Cruzeiro.

São ofertados cursos de Precificação e Montagem de Pratos, Habilidades Básicas Cozinha e o de Manipulação de Alimentos. Os cursos são ministrados em parceria da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Fundação Escola Bosque e Uuniversidade da Amazônia (unama).

“Muito importante para Icoaraci, principalmente para Orla de Icoaraci, pois irá intensificar as visitações, e também para os restaurantes aprimorarem seus estabelecimentos com novos pratos e com a qualificação dos seus funcionários”, afirma o empresário, Jaime Coelho, proprietário do Restaurante e Peixaria La Chapa, que participou da apresentação do festival.

Verão 2022 – O agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, explica que o festival é um incentivo da Prefeitura de Belém ao turismo gastronômico e ressalta os serviços e as atividades culturais que estão sendo planejadas para o mês de julho para movimentar a economia no distrito.

“O Festival Gastronomia das Ilhas será a abertura oficial do Verão 2022 em Icoaraci, o qual, além do evento, consistirá na execução de várias atividades e serviços para atender as demandas dos serviços públicos de manutenção do distrito, como limpeza das vias públicas, revitalização das entradas e canteiros centrais, calçadas, praças e pontos turísticos devido ao aumento do fluxo de pessoas no período das férias escolares em Icoaraci”, informa Gregório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui