Prefeitura de Belém mantém monitoramento e ações de controle da raiva animal

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), mantém monitoramento constante para prevenir e controlar casos de raiva animal na capital. Entre as ações estão as campanhas de vacinação antirrábica, que somente neste ano já vacinaram 162.035 animais, entre cães e gatos.

Outro trabalho é a educação em saúde, importante para sensibilizar a população sobre a importância de vacinar atualmente os animais de estimação. Somente no início deste mês, durante sete dias, a equipe do CCZ visitou 8.122 casas no bairro do Marco, fornecendo informações sobre a doença e seus sintomas e promovendo ações de prevenção por meio de cartilhas educativas. Na mesma área, foram vacinados 2.516 animais (1.218 cães e 1.298 gatos).

Protocolo

A ação faz parte do bloqueio epidemiológico feito no raio de um quilômetro do entorno da área onde um morcego foi encontrado no último dia 30 de maio. Após exames constatarem a presença do vírus da raiva no animal, o Departamento de Vigilância à Saúde iniciou imediatamente o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.

“Foi feito um exame preliminar no morcego encontrado no Marco, que atestou positivo para raiva. Como é de praxe, era necessário fazer a contraprova, cujo resultado saiu nesta terça-feira, 7, comprovando o primeiro exame. Iniciamos o bloqueio e tivemos êxito na ação. Agora seguimos em alerta e monitorando a área com ações que visam o bloqueio e o diagnóstico de casos suspeitos”, explica o diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Adriano Furtado.

Serviço

A Sesma reforça que o CCZ tem posto de vacinação fixo para cães e gatos, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A vacinação é gratuita e deve ser feita anualmente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3344-2350.

A Secretaria de Saúde de Belém reitera que nenhum cão ou gato foi detectado com raiva em Belém. Na capital, não há registro de raiva humana desde o ano de 1987.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui