Prefeitura de Belém conclui obras do flutuante e rampa de acesso no trapiche de Icoaraci

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), concluiu os serviços de instalação do novo flutuante e da passarela de embarque e desembarque do trapiche de Icoaraci.

O novo flutuante tem 15 metros de comprimento por seis metros de largura. Já a rampa, que dá acesso à estrutura, tem 20 metros de comprimento por três metros de largura.

A Prefeitura de Belém está em comunicação  junto à Capitania dos Portos para liberação oficial do acesso ao trapiche de Icoaraci e ordenar o tráfego normal na área. A gestão municipal  faz esforços para que seja liberado ainda o retorno de Cotijuba já nesse novo esquema sem desvios.

Grande fluxo na travessia

A nova estrutura do trapiche vai restabelecer a tranquilidade e a segurança na travessia para Cotijuba e demais ilhas, não comprometendo o inicio das férias do mês de julho, que, tradicionalmente, atrai grande fluxo de veranistas para essa região do município.

O secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, explica que tanto o trapiche de Icoaraci quanto o de Cotijuba estão recebendo novos flutuantes e rampas de acesso.

“O trapiche de Icoaraci também está recebendo serviços de revitalização. Estamos realizando uma pintura, reforma da nova cabine de vendas de passagens, manutenção da iluminação pública e acessibilidade”, explicou o secretário.

Cotijuba 

Em Cotijuba serão dois flutuantes ligados por duas passarelas metálicas, uma de 12 metros de cumprimento por três de largura, que fará a ligação entre as estruturas dos dois flutuantes, e outra de 20 metros de cumprimento por três de largura que vai ligar os flutuantes ao trapiche.

“Esses flutuantes têm sistema de atracação e amarração em estacas metálicas, que foram fixadas no fundo rio por meio de spuds. As estacas precisam ser muito bem fixadas, porque o rio nesse local tem profundidade de oito metros”, explica o engenheiro da Seurb, Marco Bessa, fiscal da obra.

Deivison Alves acrescentou que a pracinha do trapiche de Cotijuba também está recebendo serviços de revitalização como parte da ação operação Verão da Gente 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui