Prefeito de Belém tem agenda da FNP, em Brasília, para tratar do financiamento do transporte público

Dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) estão em Brasília/DF, nesta terça-feira, 12, para audiências com o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira e com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP/AL), como parte das agendas que as médias e grandes cidades têm construído para tratar do financiamento do transporte público urbano.

No momento, estão em tramitação na Câmara o PL 4392/2021 e a PEC 01/2022. A PEC destinará R$ 2,5 bilhões, exclusivamente neste ano, para o financiamento da gratuidade de idosos com mais de 65 anos, benefício concedido por Lei Federal, no transporte público urbano. Já o PL garante R$ 5 bilhões, nos próximos exercícios, para a mesma finalidade.

Para o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE) embora não seja a solução definitiva para a crise que os grandes centros urbanos enfrentam no transporte, o financiamento dá um novo fôlego ao setor e permite que as cidades se organizem para apresentar uma proposta de repactuação federativa para que o tema seja enfrentado como uma política de Estado e não de governo.

Uma política unificada para o sistema transporte coletivo  também é defendida pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “É preciso, quem sabe, chamar especialistas e debater uma política integrada, universal de transporte público, pois em muitas cidades elas agem sozinhas. É importante que se pense um sistema nacional de transporte que garanta a participação das três esferas de poder”, declara Edmilson Rodrigues, vice-presidente de Cultura da Frente Nacional de Prefeitos.

Além de Edvaldo Nogueira e Edmilson Rodrigues, participam das reuniões na capital federal os prefeitos de Blumenau/SC, Mário Hildebrandt; Cachoeiro do Itapemirim/ES, Victor Coelho; DF, Paco Brito;    Feira de Santana/BA, Cobert Martins; Florianópolis/SC, Topázio Neto; João Pessoa/PB, Cicero Lucena; Paulista/PE, Yves Ribeiro; Porto Alegre/RS, Sebastião Melo; Rio Branco/AC, Tião Bocalom; São José dos Campos/SP, Anderson Farias e de São Luís/MA, Eduardo Braide.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui