Pará+

Prefeito de Belém é homenageado em evento que marca os 200 anos da imprensa no Pará

Com a participação do prefeito Edmilson Rodrigues, a Câmara Municipal de Belém (CMB) homenageou o Bicentenário da Imprensa no Pará em sessão especial de autoria do presidente da Casa, vereador Zeca Pirão (MDB), realizada na manhã desta quarta-feira, 25. Edmilson foi um dos homenageados no evento.

“A imprensa contribuiu com transformações profundas na história de Belém. Eu quero parabenizar os jornalistas e as jornalistas pela contribuição histórica e secular à democracia. O bom jornalismo se caracteriza pelo bom texto e a ética do profissional”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues sobre a importância da imprensa para a cidade, durante a sessão especial.

Participaram da sessão especial alusiva ao Bicentenário da Imprensa no Pará jornalistas e profissionais da comunicação que ajudaram a construir a história da imprensa no Estado, além de diversas representações da categoria como o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor Pará), Comissão de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA) e como grande homenageada, a Academia Paraense de Jornalismo (APJ).

“A Câmara de Belém sempre esteve muito próxima de nós, jornalistas, assim como a Prefeitura de Belém. Nós temos a sorte de ter na prefeitura o Edmilson Rodrigues que sempre prestigiou os jornalistas e as nossas lutas”, declarou a presidente da APJ, Franssinete Florenzano.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor), Vito Gemaque, afirmou na ocasião que “não há liberdade de expressão e de imprensa sem jornalista valorizado”.

A Ordem dos Advogados do Brasil seção Pará (OAB-PA), que trabalha para a garantia do bom exercício da imprensa no sentido jurídico, foi outra instituição convidada a participar da solenidade na Câmara.

“A função do exercício do jornalismo não é mero capricho. Ela está na constituição federal. Não existe democracia salubre sem o exercício pleno do jornalismo. É preciso defender a classe jornalística que nos serve todos os dias com informação de qualidade”, disse Mauro Vaz Júnior, integrante da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB Pará.

Ao final da sessão especial, ocorreu a entrega de diplomas de honra ao mérito a personalidades e profissionais da comunicação que contribuíram e contribuem para o exercício da imprensa na cidade de Belém. Entre os agraciados, o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues.

Sair da versão mobile