Prefeito anuncia o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados em Belém

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou nesta noite nas redes sociais que uso de máscaras em ambientes fechados está desobrigado na cidade a partir desta segunda-feira, 23. A cidade foi a última capital brasileira a suspender o uso do acessório.

A comunicação foi feita também pelas redes da Prefeitura de Belém e está baseada na decisão da Prefeitura de Belém,  por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que elabora estudo de monitoramento e este apresentou a manutenção do cenário de estabilidade da pandemia da covid-19, mesmo após a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos na capital, em 14 de abril deste ano.

Mesmo com a desobrigação do uso do acessório de proteção, a Sesma segue orientando o uso de máscara nos seguintes casos: por pessoas que possuam fatores de risco para agravamento da covid-19 (comorbidades, imunossuprimidas, mulheres grávidas e idosos de 70 anos ou mais); por qualquer pessoa nos transportes de passageiros (ônibus, veículos ou embarcações), bem como, em seus respectivos locais de acesso (embarque e desembarque); e por pessoas que estejam apresentando sintomas gripais.

Cuidados – A Sesma também segue orientando o reforço das medidas protetivas contra a covid-19 como a adoção de medidas de higienenização das mãos, etiqueta respiratória, o distanciamento entre pessoas ou grupos em todos os ambientes, evitando aglomerações e priorizar ambientes com ventilação natural, com portas e janelas abertas, a fim de assegurar a boa circulação de ar e a ventilação cruzada.

Cenário Epidemiológico – Segundo o relatório do Sistema de Monitoramento de Covid-19, no período de 1º de janeiro a 23 de maio, em Belém, foram contabilizados um total de 31.771 casos positivos de covid-19, sendo 30.061 casos ocorridos no mês de janeiro, 1.582 casos no mês de fevereiro, 64 casos em março, 17 casos no mês de abril e 47 em maio.

No mesmo período, foram registrados 173 casos de óbitos por covid-19. Destes, 73 casos referentes ao mês de janeiro, 89 casos ocorridos no mês de fevereiro, 8 casos no mês de março, 3 caso ocorrido no mês de abril.

Em relação às internações, o percentual de ocupação dos leitos clínicos foram 32,6% em janeiro, 43,5% em fevereiro, 24,3% em março, 10% em abril e nenhum leito ocupado em maio.

Já as ocupações dos leitos de UTI foram 21,3% em janeiro, 36,6% em fevereiro, 18,7% em março e nenhum leito ocupado em abril e maio.

Belém segue, ainda, com uma cobertura vacinal contra a covid-19 com 87% da população vacinada com as duas doses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui