Praça Helena Coutinho é revitalizada

A Praça Helena Coutinho vai ser totalmente revitalizada com construção de novas calçadas, brinquedos infantis, instalação de bancos, pintura, paisagismo e iluminação pública
A Praça Helena Coutinho vai ser totalmente revitalizada com construção de novas calçadas, brinquedos infantis, instalação de bancos, pintura, paisagismo e iluminação pública

Local recebeu os benefícios de um acordo entre a prefeitura de Belém e Status Construtora

A Praça Helena Coutinho, situada na Rua Roso Danin com o canal do Tucunduba, bairro Montese, mais conhecido como Terra Firme, em Belém, passou por uma revitalização. As obras foram realizadas através de uma compensação ambiental em decorrência da futura retirada de 472 vegetais, parte integrante da construção de um condomínio, o Bougainville, na avenida Augusto Montenegro. O Termo de Compromisso foi assinado pela Prefeitura de Belém, através das Secretarias Municiais de Meio Ambiente (Semma) e Urbanismo (Seurb), com a Status Construções.

O engenheiro da Status, Lucas Athayde, ressalta que o condomínio vai ser construído numa área de 1.350.000m². “O Bougainville integra moradia, escola, trabalho, centro de saúde, shopping, hípica, heliporto, conveniências, lazer, espaço público seguro, além de oferecer área arborizada três vezes maior que o Bosque Rodrigues Alves”, revelou o engenheiro. A compensação ambiental para garantia da Licença Ambiental, está de acordo a conversão da obrigação ambiental, decorrente da norma do art. 225 da Constituição Federal.

A Praça está em processo de revitalização com prazo de finalização para o mês de maio de 2016. O local recebeu serviços de limpeza, construção de novas calçadas, brinquedos infantis, instalação de bancos, pinturas, paisagismo, revitalização da iluminação pública, entre outros serviços. Os serviços foram acompanhados por equipes do Departamento de Controle Ambiental (DCA) e do Departamento de Paisagismo e Projetos (DPP) da Semma. A praça não recebia intervenções há mais de 15 anos.
A cabeleireira Socorro Maia mora há 27 anos na Roso Danin e ficou surpresa quando viu as máquinas revirando o que antes era uma praça abandonada. “Estou muito feliz porque nós precisamos de muitas melhorias aqui na nossa rua. Tem um ano que o prefeito passou prometendo isso e agora será realizado. Espero que essa obra seja só o começo de outras melhorias, como o asfalto onde ainda não tem”, ressaltou a moradora.

Segundo o prefeito Zenaldo Coutinho, a obra na praça é apenas uma parte das melhorias que serão realizadas na comunidade. “Além de outras intervenções na área de saneamento e urbanísticos prevista para essa área, restauramos essa praça que há anos estava abandonada, passando a contar com uma quadra de vôlei, academia ao ar livre, parque infantil, área de passeio e quiosque de comidas típicas”, explicou o prefeito.


Além desses itens, a praça recebeu um novo projeto paisagístico, elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, adequado aos padrões das demais praças da cidade. De acordo com o diretor de projetos da Semma, Wellington Veloso, tudo foi padronizado. “Haverá substituição de algumas espécies por outras adequadas e com o mesmo porte das que forem retiradas. A área de passeio será maior e contará com rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e sinalização horizontal para deficientes visuais”, detalhou o diretor.

O presidente da Associação de Moradores da Roso Danin, Edivaldo Sales, conhecido como “Índio”, destacou que o projeto da praça é antigo e vem atender aos anseios das famílias que a utilizam. “O projeto prevê tudo dentro dos padrões. Agora, teremos academia ao ar livre, paisagismo adequado, além de área de lazer, esporte e iluminação. Depois da obra finalizada formaremos uma comissão para fiscalizar e manter esse grande benefício que será a nova praça”, explicou o morador.

O prefeito Zenaldo Coutinho vistoriando o início das obras
O prefeito Zenaldo Coutinho vistoriando o início das obras

Status Construções

O engenheiro da Status, Lucas Athayde, ressalta que há mais de 11 anos, a construtora atua no mercado imobiliário da Região Metropolitana de Belém, sempre inovando, com sofisticação, modernidade e destaque na humanização do paisagismo em seus empreendimentos residenciais. “Coleciona mais de 370 mil m² de áreas construídas e entregues com pontualidade, revelando o cuidado com a arquitetura, bom gosto e a qualidade. Sempre preocupada com a sustentabilidade, constrói empreendimentos com espaços humanizados, estreitando a relação com a natureza”, disse Lucas.

No que concerne à sua gestão, a construtora tem como princípio fundamental o foco no desenvolvimento das habilidades comportamentais e competências técnicas de seus colaboradores, pois acredita que esta é a base para o desenvolvimento sólido e estruturado da empresa, contribuindo positivamente para a sociedade em que atua.Por estes motivos, a Status acredita na busca constante por melhorias significativas para a vida de todos, gerando crescimento, difundindo conhecimentos, deixando assim seu legado para as gerações futuras.

Histórico da Status Construções – Obras Executadas:

2002 – Fundação: inserção da empresa Status Construções no mercado de construção, incorporação e venda de empreendimentos residenciais e comerciais;

2006 – Edifício Denver, localizado na Avenida Gentil Bittencourt, entre as Travessas 14 de abril e 03 de maio;

2008 – A Status Construções aprofundou o conceito de paisagismo e espaços humanizados com a entrega do Chácara Rosa do Campo, condomínio residencial que imprimiu em seu projeto a leveza do campo em plena cidade grande e Investimento na industrialização de blocos pré-moldados, tanto estruturais, quanto de vedações;

2009 –Inaugurou o Boulevard Shopping Belém;

2010 – A Status iniciou a construção do Complexo Chácaras Montenegro, empreendimentos Chácara Jatobá e Chácara Cedro e Lançou o Parque Shopping Belém, mantendo o padrão de qualidade e solidez dos demais empreendimentos;

2011 – Foi lançado o Chácara Ipê, terceiro e último condomínio do Complexo Chácaras Montenegro, dando continuidade ao sucesso de vendas dos condomínios anteriores;

 2013– Foram entregues os condomínios Chácara Cedro e Chácara Ipê, consolidando ainda mais o comprometimento com seus clientes, com a entrega dos últimos condomínios do Complexo Chácaras Montenegro, localizados na Av. Augusto Montenegro, pronto para morar com muito verde, conforto e espaços humanizados para transformar a vida em grandes momentos.

2014 – Foi lançado o  Parque Office, o empreendimento será composto por duas Edificações (Torres), compostas por salas e uma edificação destinada à exploração da atividade de comércio sob forma de Shopping Center, dando continuidade ao sucesso de vendas da empresa Status Construções.

FOTOS: Tássia Barros – Comus

(*) Publicado originalmente na edição 169 da Revista Pará+.