Polo Joalheiro do Pará abre programação de capacitação via lives

Na próxima terça-feira, 18, às 15h, o Programa Polo Joalheiro do Pará e o Espaço São José Liberto realizam a palestra “O sentido das Joias Religiosas”, ministrada pela professora e mestra Rosângela Gouvêa, da Universidade do Estado do Pará. A palestra gratuita será aberta ao público e transmitida pelo canal do YouTube do Espaço São José Liberto.
Segundo a professora Rosângela Gouvêa, o tema escolhido irá debater o simbolismo e as práticas religiosas expressos pelos adornos, como as joias: “eu vou abordar as joias de várias religiões porque todas elas oferecem elementos simbólicos para a criação de peças que professam a fé e também são amuletos de proteção”, explica a ministrante da palestra.
“Vamos falar das joias religiosas até chegarmos nas Joias de Nazaré”, explicou a mestra, referindos-e à coleção lançada desde 2003 no Espaço São José Liberto e que já faz parte da programação cultural do Círio de Nazaré na cidade de Belém.
A atividade integra a agenda de capacitação promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) em parceria com o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – organização social que gerencia o Espaço São José Liberto e o Programa Polo Joalheiro do Pará.
O “Polo” desenvolve ações por meio dos eixos de capacitação, gestão e fomento tecnológico; comercialização e promoção de gemas e joias, e promoção e manutenção do espaço cultural e turístico do São José Liberto.
Em razão da pandemia da Covid-19, em 2020, as ações de capacitação profissional serão virtuais, por meio de palestras e workshops online e ao vivo. Ao longo das próximas semanas, estão previstas a realização de palestras com os temas de gemas, artesanato do Círio e moda, destinadas aos novos criadores e profissionais dos setores criativos de gemas e joias, moda, artesanato e manualidades. Todas as atividades serão gratuitas e com emissão de certificado.
SERVIÇO: Palestra “O sentido das Joias Religiosas”. Data/Hora: 18/08/2020 | 15h. Evento transmitido pelo YouTube no canal do espaço. Inscrições gratuitas no site.