Pessoas com nível superior podem aumentar a renda em mais de 100%, diz pesquisa

Profissionais que concluem o ensino superior podem ter um aumento de renda mensal da ordem de 182%. É o que indica a pesquisa do Sindicato de Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), divulgada pela entidade ontem (3).

Para chegar ao percentual, a pesquisa ouviu 9.228 egressos e alunos da educação superior, de gratuita e facultativa, entre os dias 13 de outubro a 16 novembro de 2020, por meio virtual.

Ainda de acordo com a pesquisa da Semesp, também foi possível notar uma diferença significativa entre a renda mensal dos homens e das mulheres egressos do ensino superior. Cerca 17,4% dos homens que possuem diplomas recebem mais de R$ 10 mil, enquanto apenas 6,1% das mulheres apresentam rendimento nessa faixa.

Dentre os entrevistados, cerca de 2,5% recebiam mensalmente um valor acima de R$ 5 mil antes de concluir o ensino superior. Esse percentual salta para 31,5% entre os formados. Já 27,1% dos egressos de curso superior disseram que passaram a receber de cinco mil a dez mil reais após a conclusão do curso.

 

Bolsas de estudo

De acordo com o levantamento, seis a cada 10 egressos entrevistados pagavam mensalidade durante a graduação, a maioria com o auxílio de bolsa de estudo ou financiamento estudantil. O restante (40%) estudou em uma instituição pública. Para 59% dos egressos dos cursos privados não seria possível concluir o curso de ensino superior se não tivessem bolsa ou financiamento para auxiliar no custeio das mensalidades.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil